A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas de serviço de referência
nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a partir de referencial teórico acerca do
histórico e das características das bibliotecas de Institutos Federais (BECKER, 2015; BRASIL,
2008; IFS, 2018); do papel do bibliotecário como um educador (BEHR, 2008; CORRÊA, 2002;
MIRANDA, 2004; SILVA, 1999); e do serviço de referência, trazendo, inclusive as diretrizes
da Reference and User Services Association para o atendimento no setor (FIGUEIREDO, 1996;
Grogan, 1995; MACEDO, 1990; RUSA, 2013). A investigação, de natureza aplicada, possui
abordagem qualiquantitativa. Após levantamento bibliográfico e documental, nove coordenadores de bibliotecas do IFS foram entrevistados e responderam o questionário avaliativo do
produto educacional. A entrevista foi analisada sob o ponto de vista qualitativo, tendo como
base a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). O questionário foi analisado sob o ponto
de vista qualiquantitativo. Para a análise dos dados quantitativos foi adotada a estatística descritiva. O conteúdo do Curso Introdutório de Serviço de Referência em Bibliotecas, produto
educacional elaborado ao longo desta pesquisa, foi criado com base no referencial teórico a fim
de suprir a carência de capacitação dos auxiliares de bibliotecas nesse assunto. Ao final do
estudo, chegou-se à conclusão de que, independentemente das dificuldades enfrentadas pelo
setor, como o pequeno número de profissionais nas equipes e a sobrecarga de atividades enfrentada pelos coordenadores das bibliotecas, o serviço de referência existe nestes espaços,
mesmo que as unidades ofertem apenas ações básicas, esporadicamente. Os sujeitos da pesquisa
enxergam a si próprios como educadores, e acreditam que o acolhimento com visita guiada e a
capacitação dos usuários para uso de sistemas e bases de dados sejam as principais atividade
desenvolvidas no setor.