O objetivo definido para esta pesquisa foi compreender como o tema saúde é
manifestado nos processos de Formação Humana na Educação Infantil do município
de Sobral-Ce. Para tanto, utilizamos o método científico Materialismo Histórico
Dialético e como procedimento metodológico coeso ao método, a Pesquisa
Colaborativa. A discussão central, portanto, possui como eixo de análise o alicerce
do desenvolvimento histórico e cultural, tomando como base a atividade da criança e
todos os fundamentos elaborados pela Escola de Vigotski que possibilitaram uma
aproximação efetiva com o objeto de pesquisa. O Estado da Questão em foco
orientou a definição dessa teoria como referencial teórico de base. O estudo
problematiza os nexos que compõem a Educação Infantil e a concepção de saúde,
tendo em vista a saúde nos processos de formação humana elegida às crianças no
cotidiano com as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Identificamos que,
apesar dos avanços representados pela lei maior da educação no Brasil, a LDB/96,
e outras políticas desenvolvidas na tentativa de consolidação da Educação Infantil, o
atual sistema público de Educação Infantil ainda possui suas práticas em um âmbito
de cotidiano pragmático quase doméstico, caracterizando uma redução nas
finalidades de creches e pré-escolas. Nas Instituições de Educação Infantil, nos
últimos anos, se proclamam o binômio Cuidar/Educar, que passou a ser associado à
natureza e especificidade da Educação Infantil em um movimento entre as
elaborações de diversos pesquisadores da área e os documentos oficiais onde
localizam-se as orientações do tratamento que deve ser atribuído a este tema. A
Saúde na Educação Infantil aparece como um elemento dileto na composição da
estruturação didático-pedagógica que na sua interseção com o cuidar, educar e
brincar deverá resultar, ao final, no desenvolvimento integral da criança.
Vislumbramos, consequentemente, a seguinte problemática: Como o tema saúde é
manifestado na Educação Infantil do município de Sobral? Como apresenta-se o
conceito e o ensino sobre saúde na Educação Infantil? Como se dá a articulação
entre Formação Humana, Currículo e o Ensino de Saúde na Educação Infantil?
Podemos antecipar a tese defendida, que é a seguinte: na Educação Infantil a saúde
ainda é diretiva e inclinada ao cuidar, priorizando os elementos de higiene do corpo,
alimentação e todas as demandas específicas ao cuidado de crianças. Trata-se,
assim, de um desvio da finalidade da Instituição de Ensino no educar. Ao contrário
dessa perspectiva, as práticas pedagógicas devem expressar uma compreensão de
saúde que tenha foco na transformação do mero cuidar e do higienismo para uma
educação em que a saúde seja um elemento notável e equivalente aos demais
temas e conteúdos localizados no currículo da Educação Infantil. O cuidar, nesse
sentido, não deve se sobrepor ao educar, foco este que deve ser essencial e
predominante no trabalho do professor.