Pensar a surdez em um mundo predominantemente ouvinte é uma tarefa difícil,
porém desafiadora. Marcados por barreiras, tanto físicas quanto atitudinais, os
surdos convivem com limitações e são concebidos como seres incapazes e
incompletos por aqueles que se mantém como protagonistas de um mundo ouvinte.
Apesar da grande quantidade de indivíduos surdos no mundo e do crescente
número de estudos sobre a surdez, esta é uma condição que permanece invisível e
mal compreendida. Pensando nisso, esta pesquisa buscou refletir sobre a
compreensão que se tem acerca da condição da surdez, possibilitando outras
formas de significações e de compreensão dos surdos, desconstruindo as
representações preconceituosas e legitimando-o enquanto um ser de direitos. Esta
temática será discutida à luz da teoria da complexidade, sob uma perspectiva
transdisciplinar, utilizando como teórico de referência o pensador francês Edgar
Morin, trazendo, assim, a possibilidade de um olhar particular sob uma temática
frequentemente incompreendida, bem como a admissão de perspectivas alternativas
diante de uma realidade já estabelecida. Diante disso, a relevância desta pesquisa
decorre da elucidação e reflexão, que se faz necessária, a respeito das questões
que permeiam o universo da surdez, em especial, no tocante ao ambiente escolar e
o processo de escolarização do aluno surdo, dado que este constitui um fator de
fundamental importância para o desenvolvimento de todo e qualquer indivíduo, no
que tange ao seu aspecto emocional, social e intelectual. Estas discussões foram
apresentadas na forma de pesquisa bibliográfica, enquanto produção do
conhecimento, tendo seu desenvolvimento com base em material já elaborado sobre
o assunto, apresentando compreensões e soluções às questões que envolvem o
mundo surdo, através da análise e discussão de conteúdo científico. Pois, apesar
dos estudos e discussões já realizadas sobre a surdez, essa é uma questão que
permanece confusa e suscita equívocos, especialmente no âmbito escolar. Para
isso, a coleta de dados se deu principalmente através de publicações em livros e
artigos científicos que trataram sobre o tema. Para tanto, buscou-se responder a
seguinte questão: De que modo a concepção que se tem da surdez pode influenciar
o desenvolvimento da pessoa surda, no que se refere à sua escolarização? Os
principais autores utilizados para discutir o tema da pesquisa foram Skliar, Gesser,
Góes e Honora, no que se refere a temática da surdez; Baptista e Mantoan para
discussão sobre inclusão; Marconi e Lakatos para questões da metodologia; e Morin
como principal autor para a análise dos dados. Para esta investigação foi utilizado o
método dialético como parâmetro para análise das informações, colhidas através da
coleta de dados do material pesquisado. Esta pesquisa resultou em uma reflexão
acerca das formas de significações e representações da condição da surdez, bem
como do seu impacto para o processo educacional da pessoa surda. De forma que,
constatou-se que a compreensão que se tem da surdez intervém no processo de
desenvolvimento e escolarização da pessoa surda, na medida que o entendimento
da surdez limita a atuação dos profissionais da educação, que por sua vez limita o
desenvolvimento de suas potencialidades. Afim de se tornar um ponto de partida
para novas pesquisas e proporcionar transformações positivas para o mundo surdo,
essa pesquisa se faz necessária e contribui para uma melhor convivência entre
surdos e ouvintes.