Introdução: O ruído da Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) é um problema que pode
causar vários danos ao RNPT (Recém-Nascido pré-termo podendo desencadear distúrbios
comportamentais, levando ao estresse. De acordo com a recomendação da Associação Brasileira de
Normas Técnicas, os níveis sonoros para ambientes internos hospitalares (apartamentos, enfermarias,
berçários e centros cirúrgicos) são de 35 até 45 dB, sendo o primeiro nível considerado como
desejável e o segundo como aceitável. O programa educativo é um processo que significa o primeiro
passo para promover a sensibilização de uma equipe de trabalho frente a necessidade de redução do
ruído, visando o conforto tanto para o RNPT, quanto para os profissionais. Objetivo: Analisar uma
intervenção na redução do ruído em uma UTIN em um hospital universitário de Brasília antes e após
da mensuração do ruído. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo quase-experimental
realizado em uma UTIN de um hospital de referência de Brasília-DF. Para mensuração do ruído, o
dosímetro utilizado é o Quest 400 (Q-400), em uma semana consecutiva no período de 24 horas, sendo
realizado de 7 da manhã às 06:30 do dia seguinte para troca de bateria e calibração do equipamento
para a nova mensuração. A investigação foi realizada em três etapas: A mensuração do ruído na UTIN
antes da implantação do programa de intervenção, implantação do programa de intervenção com a
participação do sensor luminoso do ruído e mensuração pós-intervenção. Resultados: Percebe- se que
houve diferença significativa entre os valores de nível de pressão sonora (NPS) com a implantação da
intervenção na UTIN (p <0,04). A aplicação do teste de Kruskal-Wallis entre as medidas resumos
foram realizados por turno e foram estatisticamente significativas para o Leq (pré-pós) (p<0,00) e, Lmáx
(pré-pós) (p<0,00), porém, não ocorreu o mesmo para Lpeak (pré-pós) (p<0,19). Considerando que houve
diferença estatisticamente significativa para Leq (pré-pós) (p<0,00) e Lmáx (pré-pós), foram realizadas
comparações múltiplas entre os pares de turno empregando o Teste de Dunn, que possibilitou verificar
que todos os turnos se mostram diferentes entre si na captação de ruído. O sensor Luminoso do ruído
foi uma estratégia de intervenção que foi colocada na UTIN, durante 6 dias para averiguar com que
frequência seria acionado durante os turnos e a quantidade de vezes que seria acionado dentro do
turno. Percebe- se que durante os seis dias de funcionamento do sensor luminoso do ruído,
constatamos que no segundo, quinto e sexto dia o turno da noite foi o que mais houveram
acionamentos no sensor (66,67%; 43,75%; 66,67%, respectivamente). Enquanto que o turno da manhã
predominou no quarto dia (42,11%), e no primeiro dia (70%) com a predominância marcado no turno
da tarde e terceiro dia um empate entre os acionamentos durante turnos da manhã (50%) e da tarde
(50%). A intervenção a partir do sensor luminoso do ruído, juntamente com a qualificação dos
profissionais contribuíram para redução dos níveis de ruído na unidade, pois houve diferença
significativa entre os turnos para todas as medidas, com exceção de Lpeak, além de demonstrar que
todos os turnos foram diferentes entre si na captação de ruído. Conclusão: O ruído mensurado ainda se
encontra elevado nas unidades neonatais. É necessário que haja mudanças no comportamento da
equipe e mudanças na estrutura física da unidade. Esta pesquisa busca trazer uma importante
contribuição para a prática clínica e para produção de evidências sobre a mensuração do ruído
neonatal, já que corrobora com outros achados sobre os altos níveis de NPS identificados na unidade.
Além disso, a pesquisa traz para o núcleo acadêmico, maiores discussões sobre o protagonismo da
enfermagem na utilização de métodos que propiciem maior conforto acústico aos neonatos internados
em unidades hospitalares.