A marcação de palco em dança é uma das etapas mais importantes no dia a
dia das atividades do bailarino e do coreógrafo. É na marcação, ministrada pelo
coreógrafo, e executada pelo bailarino, que os gestos e deslocamentos que
compõem a cena são especificados para serem colocados em prática durante os
ensaios em salas de aula e no palco. A marcação de palco, em um espetáculo de
dança, serve também como guia a outras atividades que ocorrem simultaneamente
para a realização do espetáculo, tais como a dança propriamente dita, a atuação, a
música, o figurino, a iluminação e a cenografia. Para bailarinos profissionais, seguir
a marcação de palco nos ensaios e nas apresentações é uma atividade realizada com
facilidade. Entretanto, bailarinos amadores, por sua pouca experiência em fazer uso
da marcação de palco, acabam tendo grande dificuldade para memorizar e executar
a coreografia concebida pelo coreógrafo para o espetáculo. Esta pesquisa parte da
oportunidade de unir o Design e a tecnologia nas interações que ocorrem no palco,
em espetáculos de dança, buscando investigar novas possibilidades para a marcação
de palco especificamente em ballet. O estudo teve como tema o uso de tecnologias
interativas na marcação de palco, e como objetivos observar se e como a introdução
de tecnologia digital interativa afeta a interação e comunicação entre coreógrafo e
bailarino durante a elaboração e execução da coreografia, bem como identificar
tecnologias adequadas a essa atividade. A metodologia adotada na pesquisa, de
natureza exploratória, incluiu técnicas de observação assistemática, observação
participativa, documentação direta, observação direta extensiva, entrevistas,
desenvolvimento de experimentos e observação dos mesmos em uso. Um primeiro
experimento consistiu em um sistema interativo composto por uma pala de ballet
vestível usada pelo bailarino e conectada por sensores e fio a uma interface gráfica
utilizada pelo coreógrafo em um laptop. Em depoimentos registrados após a
realização de testes com uma coreógrafa e uma bailarina, foi possível identificar
pontos específicos em que a introdução da tecnologia digital interativa trouxe uma
contribuição positiva para a interação entre coreógrafo e bailarino. Num segundo
momento de experimentação, um wearable foi desenvolvido para funcionar sem o
uso do fio, sendo ativado pelo coreógrafo via Wi-Fi pelo laptop. Os experimentos
realizados indicaram que, o Design e a tecnologia, no contexto da marcação de
palco em ballet, além de facilitarem a execução da coreografia pela bailarina,
trouxeram conforto para o coreógrafo, que ao utilizar o software para orientar os
deslocamentos e localização dos bailarinos a partir de seu laptop, tem a
possibilidade de se movimentar no ambiente, enriquecendo sua visão do conjunto
com pontos de vista variados. A pesquisa evidenciou inúmeras possibilidades de
desenvolvimento e aplicações do sistema, dentro e fora do ambiente de dança.