Com a mudança no perfil do consumidor e com o intuito de atender as necessidades do cenário atual, as empresas do segmento de cerveja investem cada vez mais para a melhoria de seus produtos, com alterações em suas formulações, acrescentando ou retirando ingredientes, investindo nos rótulos e em campanhas publicitárias, a fim de tornar o produto mais atrativo. Uma das apostas desse segmento, são as cervejas sem álcool, as quais, demonstram um crescimento significativo a cada novo levantamento. Tendo em vista este cenário, o presente estudo objetivou identificar a influência causada por fatores intrínsecos e extrínsecos, como o rótulo, o fator álcool e o treinamento, no perfil sensorial, dinâmico e de dominância de seis amostras de cerveja tipo Pilsen comerciais, sendo três tradicionais e três correspondentes sem álcool. Para a formação do perfil sensorial foram realizadas uma Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) e aplicado um Questionário CATA relacionado às emoções, com e sem a apresentação do rótulo. O perfil dinâmico foi estudado através da metodologia Tempo-Intensidade (TI), para os estímulos, gosto amargo e sabor álcool e o perfil de dominância através da metodologia Dominância Temporal das Sensações, que avaliou a influência do rótulo, fator álcool e treinamento nas taxas de dominância dos atributos: sabor doce, sabor amargo, acidez, sabor alcoólico, sabor de cereais e sabor frutado. O teste de aceitação foi conduzido utilizando uma escala hedônica não estruturada de 9 cm com e sem a apresentação do rótulo, onde 120 consumidores avaliaram as amostras de cerveja em relação à aparência, aroma, sabor, textura e impressão global. A correlação entre a aceitação e dos dados descritivos da ADQ, foi determinada usando os mínimos quadrados parciais (PLS) e através do mapa externo de preferência. Foram realizadas também análises físico-químicas. Os resultados da ADQ mostraram que a presença do álcool causou influências no perfil das amostras, assim como para a metodologia questionário CATA, a qual além da influência do fator álcool demonstrou também a influência do rótulo na percepção das emoções. O teste aceitação e o mapa preferência externo, demonstraram que os consumidores preferem as amostras contendo álcool em sua formulação, além disso o teste aceitação demonstrou também que o conhecimento do rótulo influencia ainda mais na opinião dos consumidores em relação ao produto. Ainda, as correlações entre a os dados da ADQ e a impressão global apresentaram o aroma alcoólico e sabor alcoólico como os maiores direcionadores positivos de preferência. Em relação ao perfil dinâmico, a análise tempo-intensidade demonstrou que para o estímulo amargo o fator álcool não apresentou grandes influências, já a metodologia TDS, demonstrou influência dos fatores rótulo, álcool e treinamento nos resultados. Os resultados das análises físico-químicas, também foram influenciados pelo fator álcool. Os resultados encontrados são de grande importância para as indústrias do setor e pesquisadores da área, já que os testes sensoriais foram capazes de identificar a influência dos fatores rótulo, álcool e treinamento, ressaltando a importância da realização de estudos como esse, já que qualquer alteração no produto pode influenciar diretamente na aceitação do mesmo.