Esta tese investiga as notícias humorísticas retiradas de diferentes sites que parodiam portais jornalísticos a fim de compreender a constituição desses textos no que diz respeito ao gênero, à produção de efeito humorístico e à construção identitária uma vez que são poucos os trabalhos ainda que se dedicam a esse propósito partindo do corpus selecionado. Isso posto, torna-se relevante mencionar quais foram os sites selecionados para a coleta do nosso corpus de pesquisa, a saber: G17, Laranjas News, Sensacionalista, Diário Pernambucano, Diário de Barrelas e O Bairrista. A temática, Copa do Mundo de 2014, foi escolhida porque o mundial foi um grande evento realizado no Brasil, país que vivia um momento de protestos, já que, segundo os manifestantes, os investimentos para a Copa poderiam ter sido feitos em áreas carentes como educação, saúde, segurança e infraestrutura. Dito isso, nosso principal objetivo visa a verificar quais são as características comuns aos textos que compõem o corpus, no que diz respeito ao gênero e aos mecanismos de efeito humorístico. Além disso, pretendemos: (1) identificar os avanços em relação à Teoria dos Scripts Semânticos do Humor de Raskin (1985); (2) compreender como os aspectos para a construção identitária do Brasil e do povo brasileiro são revelados pelo discurso humorístico e (3) propor maneiras de se trabalhar a leitura e a análise das notícias humorísticas nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, visando à formação de um leitor crítico. A nossa hipótese é que os textos que compõem nosso corpus constituem um gênero híbrido o qual é desenvolvido a partir de um enredo humorístico e que esse revela identidades sociais. No que tange ao conceito de gênero discursivo, adotamos o arcabouço teórico da Análise do Discurso Crítica, para o qual os gêneros são formas de ação e interação linguística. No que diz respeito à construção do humor, são importantes os trabalhos da Teoria Semântica do Humor, nos quais encontramos os mecanismos semânticos para identificar e compreender as passagens humorísticas. Quanto à construção identitária, fundamentamos nossas análises no Sistema de Avaliatividade e nos pressupostos da Análise do Discurso Crítica; conforme essas vertentes, as identidades são, frequentemente, construídas nos e pelos discursos de acordo com o projeto de dizer do falante\autor. Por fim, em relação à inserção das notícias humorísticas nas aulas de Língua Portuguesa, utilizamos como suporte a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, ambos para os anos finais do Ensino Fundamental. Realizadas as análises, verificamos que as notícias humorísticas são um gênero que pertence tanto a prática social do jornalismo, pois a simula, quanto a prática social do humor uma vez que o propósito comunicativo não é somente o entretenimento mas também a crítica social. Outra característica
que merece ser destacada, é a presença da intertextualidade como o principal recurso para se produzir as notícias humorísticas. Além disso, verificamos que esse gênero é constituído de enredo humorístico o qual revela, por meio das escolhas lexicais, identidades negativas e muitas vezes estereotipadas para o Brasil e seu povo. Por fim, elegemos as notícias humorísticas como material rico para a formação de leitores críticos e, por isso, defendemos que esses textos estejam presentes nas aulas de Língua Portuguesa.