Resumo:
A teoria das capacidades dinâmicas configura-se em um tema relevante de estudos na área da gestão estratégica. Ela tem por objetivo explicar como as organizações adquirem vantagem competitiva em ambientes turbulentos e complexos. Umas das formas mais eficientes para uma empresa adquirir e sustentar vantagens competitivas é mediante a introdução de inovações no mercado. Portanto, a inovação configura-se em um dos principais fatores que impactam a competitividade e o desempenho econômico das organizações. Neste sentido, compreender como ocorre o desenvolvimento da capacidade inovativa nas organizações é de fundamental importância, pois representa uma poderosa fonte de vantagem competitiva e diferenciação, sendo determinante para a sua sobrevivência e sucesso. A capacidade inovativa é uma das dimensões das capacidades dinâmicas propostas por Wang e Ahmed (2007). Diante de tais evidências essa dissertação teve por objetivo identificar e compreender as tipologias de inovação e os mecanismos e instrumentos organizacionais de desenvolvimento da capacidade inovativa em empresas egressas de incubadoras de base tecnológica. Para identificar como se dá o desenvolvimento da capacidade inovativa nas empresas objeto de estudo, utilizou-se os elementos e mecanismos organizacionais propostos por Meirelles e Camargo (2014). O estudo caracterizou-se como uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A estratégia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, onde foi considerada uma amostra com 21 empresas egressas de incubadoras de base tecnológicas do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados primeiramente por intermédio de análise de documentos. Posteriormente entrevistas estruturadas foram realizadas com os empreendedores dessas pequenas empresas. Tais dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados do estudo evidenciaram que nas empresas investigadas as tipologias de inovação existentes foram: produto, processo e comportamental. A inovação de mercado e estratégica não foram identificadas nas empresas investigadas. A capacidade de inovação de produto, processo e comportamental é sustentada por intermédio de comportamentos e habilidades de mudança e inovação, rotinas e processos de busca ou inovação e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento. Dentre os comportamentos e habilidades de mudança e inovação que sustentam o desenvolvimento da inovação de produto destacaram-se: a habilidade criativa, habilidade de orientação para o mercado, habilidade de aproveitar os feedbacks dos clientes e funcionários, e a capacidade de flexibilidade. Com relação à inovação de processo destacaram-se os seguintes comportamentos e habilidades: flexibilidade nos métodos produtivos, capacidade de introduzir novos métodos e capacidade tecnológica. Por fim, a inovação comportamental é desenvolvida por intermédio dos seguintes comportamentos e habilidades: comprometimento com a mudança, cultura organizacional para inovação e liberdade e abertura proporcionada ao funcionário. Com relação às rotinas e processos de mudança e inovação que sustentam a inovação de produto destacaram-se: as rotinas de pesquisa, processo de diferenciação de produtos, rotinas de busca de informações e rotinas de observar o mercado. No que tange à inovação de processo destacaram-se: o processo de melhoria contínua, grupos informais de resolução de problemas, rotinas de controle de qualidade e rotina de estrutura organizacional horizontal e enxuta. Já no que tange à inovação comportamental, as rotinas e processos mais evidenciados foram: processo de comunicação aberta entre gestores e colaboradores e ambiente de trabalho agradável ou clima inovador. Por fim, os mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento mais evidenciados na sustentação ao desenvolvimento da inovação de produto foram: participação em feiras, investimento em treinamentos, monitoramento da concorrência e visitas técnicas a concorrentes e fornecedores. Na inovação de processo destacaram-se as práticas de gestão do conhecimento, a documentação e armazenamento do conhecimento e o auxílio de suporte técnico. E na inovação comportamental, os mecanismos de aprendizagem e governança de maior destaque foram: sistema de recompensas para motivar novas ideias e troca de experiências entre empresários. Este conjunto de mecanismos e instrumentos tem sido responsável pelo desenvolvimento da capacidade inovativa das empresas. Em termos de contribuição para os estudos das capacidades inovativas, o presente trabalho procurou identificar quais os mecanismos e instrumentos utilizados pelas empresas investigadas que sustentam o desenvolvimento da sua capacidade inovativa, contribuindo para o avanço do conhecimento existente a respeito do desenvolvimento da capacidade inovativa.
Abstract:
The theory of dynamic capacities is a relevant subject of studies in the area of strategic management. It aims to explain how organizations gain competitive advantage in turbulent and complex environments. One of the most efficient ways for a company to acquire and sustain competitive advantage is by introducing innovations in the marketplace. Therefore, innovation is one of the main factors that impact the competitiveness and economic performance of organizations. In this sense, understanding how the development of innovative capacity in organizations occurs is of fundamental importance, since it represents a powerful source of competitive advantage and differentiation, being determinant for its survival and success. Innovative capacity is one of the dimensions of the dynamic capacities proposed by Wang and Ahmed (2007). Faced with such evidences, this dissertation aimed to identify and understand the typologies of innovation and the organizational mechanisms and instruments for the development of innovative capacity in companies from technology-based incubators. In order to identify the development of innovative capacity in the companies under study, the organizational elements and mechanisms proposed by Meirelles and Camargo (2014) were used. The study was characterized as an empirical research with a qualitative approach, of exploratory and descriptive nature. The strategy used was the multiple case study, where a sample was considered with 21 companies from technology-based incubators in Rio Grande do Sul. Data were collected first through document analysis. Later structured interviews were carried out with the entrepreneurs of these small companies. These data were analyzed by the qualitative content analysis technique. The main results of the study evidenced that in the investigated companies the typologies of innovation were: product, process and behavioral. Market and strategic innovation were not identified in the companies investigated. Product, process and behavioral innovation capacity is sustained through change and innovation behaviors and skills, routines and processes of search or innovation, and mechanisms of learning and knowledge governance. Among the behaviors and skills of change and innovation that underpin the development of product innovation were: creative ability, market orientation ability, ability to take advantage of customer and employee feedback, and flexibility. Regarding process innovation, the following behaviors and abilities were highlighted: flexibility in productive methods, capacity to introduce new methods and technological capacity. Finally, behavioral innovation is developed through the following behaviors and abilities: commitment to change, organizational culture for innovation and freedom, and openness to the employee. Regarding the routines and processes of change and innovation that underpin product innovation, the following stand out: research routines, product differentiation process, information search routines and market observation routines. With regard to process innovation, the following stand out: the continuous improvement process, informal groups for problem solving, quality control routines and the routine of horizontal and lean organizational structure. Regarding behavioral innovation, the most evident routines and processes were: an open communication process between managers and employees and a pleasant work environment or innovative climate. Finally, the mechanisms of learning and knowledge governance most evidenced in sustaining the development of product innovation were: participation in fairs, investment in training, monitoring of competition and technical visits to competitors and suppliers. In the process innovation, the practices of knowledge management, documentation and storage of knowledge and the help of technical support stand out. And in behavioral innovation, the mechanisms of learning and governance of greater prominence were: rewards system to motivate new ideas and exchange of experiences between entrepreneurs. This set of mechanisms and instruments has been responsible for developing the innovative capacity of companies. In terms of contribution to the study of innovative capacities, the present work sought to identify the mechanisms and instruments used by the companies investigated that support the development of their innovative capacity, contributing to the advancement of existing knowledge regarding the development of innovative capacity.