A presente dissertação é resultante de uma pesquisa que teve como objetivo
investigar os olhares presentes no Curso Técnico em Agropecuária do PROEJA.
Trago como sustentação para diálogos teóricos com as informações oriundas dos
sujeitos da pesquisa, contribuições no campo das correntes filosóficas, como o
racionalismo, o empirismo, a hermenêutica, a dialética, e a fenomenologia; o ensino
médio integrado; o PROEJA: uma abordagem histórica; o curso técnico em
agropecuária do PROEJA: organização curricular e o ensinar e o aprender no
PROEJA. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo, tendo como campo de
investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
(IFMA) Campus São Luís- Maracanã. Para a coleta de dados empíricos foram
utilizadas entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa, que foram
professores e alunos do curso acima supracitado. Para análise e discussão dos
dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva apoiado em Moraes e Galiazzi (2011).
Dos relatos dos entrevistados e em sintonia com os objetivos específicos desta
pesquisa, emergiram três categorias de análise as quais foram intituladas: Ensino
Integrado: concepções de ciência, de ensino e de aprendizagem; a valorização do
aluno como sujeito dos processos de ensino e de aprendizagem e as ações didático-
pedagógicas. Como resultado, observou-se que o Ensino Integrado do PROEJA
ainda não está acontecendo de forma plena, uma vez que aspectos da prática
docente que poderiam expressar aproximação com os pressupostos que sustentam
cursos desta natureza ainda estão em construção. Foi possível constatar que as
abordagens racionalista, empirista e hermenêutica permeiam ações pedagógicas no
desenvolvimento do processo formativo. A corrente epistemológica empirista se
manifestou quando os docentes expressaram em seus relatos a valorização do
aluno jovem e adulto com suas experiências e os conhecimentos do seu cotidiano,
das vivências acumuladas nas relações que estabelecem nos espaços sociais que
tomam parte. Dessa forma, subjaz a hermenêutica que oportunizou o diálogo entre
professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno, isto é, as interações na sala de aula,
nos laboratórios ou nas atividades práticas, contribuindo com uma prática
pedagógica significativa. Embora os diversos saberes docentes estejam presentes
na sala de aula, estes não têm uma formação continuada ou específica para
trabalhar com a modalidade de educação de jovens e adultos. Faz-se necessário
criar condições para assegurar espaços de formação docente. Assim, possibilitar
que os alunos realizem seus sonhos, seus projetos que foram revelados ao longo do
percurso escolar onde acreditam numa educação que lhe propicie novos horizontes,
sejam para continuar os estudos ou para ingressar no mundo do trabalho.