As cidades acompanham o avanço tecnológico incorporando às suas gestões o conceito smart vinculado à obtenção de sucesso às suas políticas e também através
do incremento da infraestrutura tecnológica, tornando-as atrativas ao investidor e ao turista, uma vez que a inovação é fonte de vantagem competitiva. A ideia de Destino Turístico Inteligente deriva como a evolução das smart cities, contudo, por inexistir conceituação unânime, muitas localidades assim se autodenominam, sendo o seu uso puramente promocional. Logo, os responsáveis pelo planejamento e gestão dos
destinos têm dificuldade em compreender e aplicar conceitos e soluções que tenham ultrapassado o caráter experimental e aí reside a importância de analisar as suas
considerações sobre o assunto, bem como através de diagnóstico próprio, com vistas a perceber a situação atual sobre Curitiba ser e consequentemente tornar-se um Destino Turístico Inteligente. Especificamente aos empresários, o questionamento é pertinente quanto a compreensão e opiniões frente a novas ideias, pois, é através do dinamismo empresarial que são constituídas uma das principais fontes de turismo urbano e que desempenham grande impacto na cidade, onde uma das principais
motivações de seus turistas é a viagem de negócios ou por motivos profissionais.
A dissertação apoia-se na utilização de método exploratório-descritivo, revisão
bibliográfica sistemática sobre o tema nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES, Publicações de Turismo, SCOPUS, Redalyc e Research Gate e por meio de pesquisa empírica através de questionário adaptado do Instituto Valenciano de Tecnologías Turísticas -INVAT-TUR e Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas -IUIT da Universidade de Alicante/Espanha, direcionado aos membros do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba, constituído por entes públicos, privados e academia, e também utilizado para o diagnóstico da cidade. Abrange onze indicadores
e é composto essencialmente por sentenças fechadas passíveis de escolha através
de escala de Likert. A análise de resultado foi realizada por métodos qualitativos e
quantitativos e a validação destas e das hipóteses via emparelhamento aos conceitos
apresentados.
Como principais resultados vislumbra-se a baixa incidência tanto de artigos
acadêmicos sobre o tema comparado com as publicações gerais disponíveis, quanto no idioma português; a comunhão de pensamentos a respeito de Curitiba poder ser considerada um Destino Turístico Inteligente, apesar de opiniões conflitantes quanto a alguns de seus requisitos, tais como a existência de colaboração público-privada e a importância e relevância das tecnologias de informação e comunicação, desde a sua utilização pelo turista até as opções ofertadas de interatividade e captação de dados entre a cidade e o cidadão, haja visto que o turista aproveita tais recursos e meios, e; a necessidade de implementação pecuniária para o desenvolvimento de ações quanto ao conceito de Destino Turístico Inteligente na cidade. Contudo, percebe-se que é necessário a maximização de esforços coletivos envolvendo entes públicos, privados e a academia que busquem tais fins, especialmente no que tange à execução e continuação de projetos. Os resultados da ampla pesquisa contribuem para o planejamento e gestão de Curitiba como um Destino Turístico Inteligente e almeja-se que as informações aqui apresentadas sirvam como base para futuras pesquisas sobre o tema.