A formação docente evoluiu-se no decorrer do Século XX. Entretanto, a instituição de ensino não se desfez das diretrizes que lhe foram atribuídas em sua origem: centralista, conteudistas, transmissora, selecionadora, individualista. Desse modo, dificulta-se o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o insucesso acadêmico e o estigma de que as pessoas com deficiência, especialmente, sensoriais e intelectuais, são incapazes de ascender aos estudos. Diante do acesso de alunos com surdez no ensino superior, objetivou-se analisar a trajetória da educadora Apoena e o seu redimensionamento para a inclusão de aluno com surdez, de modo que viabilizasse a sua permanência e conclusão na graduação do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), haja vista, historicamente, a política de formação docente brasileira adequar-se mais para ouvintes. Optou-se pela pesquisa social-qualitativa por atender às exigências da complexidade do contexto da formação docente. Utilizando-se o método (Auto) Biográfico, a pesquisa teve três etapas. Na primeira, foi realizada a construção, filmagem e escrita das narrativas orais, face a face, da educadora Apoena, a fim de que, juntas, pudéssemos perceber e compreender as evidências do seu processo de formação ao longo da sua vida. Na segunda, realizou-se um levantamento de um itinerário de conhecimento e dos referenciais que acompanharam essa educadora em relação à sua formação em curso. E, na terceira, foi realizado um levantamento das aprendizagens de Apoena, conforme os gêneros que revelaram os níveis de mestria: saber-fazer consigo mesma, saber-fazer com o outrem e com a diversidade que emergem das situações cotidianas; e o saber-pensar para compreender, explicando e desenvolvendo o espírito criativo. O aporte teórico principal de embasamento foi Josso (2002, 2004, 2010), em seus estudos sobre narrativas (auto) biográficas e Tardif (2002, 2005, 2010) que discorre sobre os diversos saberes dos professores. Dialogamos, por metanálise, com as contribuições de (PASSEGI, SOUZA (Orgs), 2008) que tratam sobre diversos aspectos do método (Auto) Biográfico; Halbwachs (1990), que defende que a memória é coletiva e influencia na formação do indivíduo. Gadotti (1998, 2002), que enfatiza as práticas de ensino como campo para investigar o processo de aprender a ensinar; (NÓVOA, 1999, 2002), (IMBERNÓN, 2006), (FREIRE, 1979, 1982, 1987, 1989, 2013), (GARCIA, 1999), para tratar sobre a formação docente continuada na perspectiva de um ensino promotor de aprendizagens. Morin (2001, 2010), que argumenta sobre os processos formativos precisam considerar a condição humana na sua complexidade, tendo em vista que influencia, diretamente, na construção dos saberes. Skliar (1998), que reflete sobre a política educacional destinada aos educandos com surdez; dentre outros que convergem com o tema em estudo. A pesquisa contribuiu para a formação continuada da educadora; trouxe nova alternativa à proposta de formação docente; forneceu subsídios para pensar novas possibilidades de práticas educativas; beneficiou a comunidade surda na perspectiva de um ensino inclusivo. A contribuição da educadora Apoena à formação docente, marcado por conceitos, procedimentos e atitudes inclusivas, humanas e altruístas é a boa semente que deve ser disseminada no exercício da docência, mundialmente. O ser humano tem esse direito.