A agricultura é essencial à existência humana, todavia, a forma tradicional, pautada no
agronegócio, tem gerado diversos danos ambientais, sobretudo, ao ser humano. Diante desta
temática, este estudo busca entender quais fatores podem incentivar à prática do
comportamento pró-ambiental na agricultura, especialmente o comportamento agroecológico,
com o intuito de contribuir na discussão de ferramentas para uma Educação Ambiental e
políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável. Para cumprir o objetivo proposto,
primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre o comportamento pró-ambiental
na agricultura com o intuito de conhecer as principais varáveis que incentivaram à adoção
deste comportamento. Foram consultadas as bases de dados American Psychological
Association (PsycINFO), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Web of Science
(WoS), utilizando-se as palavras-chave: comportamento pró-ambiental e pro-environmental
behavior. Realizou-se também, uma pesquisa transcultural, exploratória e de comparação
entre grupos para analisar a relação existente entre a preocupação ambiental, comportamentos
pró-ambientais de estudantes de Agronomia, brasileiros e franceses, com o intuito de
identificar quais fatores estão associados ao comportamento agroecológico. A importância de
se realizar um estudo transcultural reside no fato que ao entender como um comportamento
ocorre em determinada cultura, ele possa ser incentivado em outra. Participaram da pesquisa
174 alunos brasileiros e 150 alunos franceses. Foram utilizadas as Medidas de Preocupação
Ambiental, Medidas de comportamento pró-ambiental e questões quantitativas e qualitativas
concernentes à Agroecologia. Os resultados encontrados na revisão de literatura mostraram
que as principais variáveis que incentivaram à promoção do comportamento pró-ambiental na
agricultura foram de natureza intrínsecas, como os valores biosféricos, consciência ambiental,
orientação para o futuro, auto eficácia e, principalmente, o conhecimento científico, sendo
esta a variável mais mencionada como fomentadora do comportamento estudado. Referente à
pesquisa de análise da relação entre preocupação ambiental, comportamentos pró-ambientais
de estudantes de Agronomia, brasileiros e franceses com o objetivo de identificar quais
fatores estão associados ao comportamento agroecológico, na França, a preocupação
ambiental e o comportamento pró-ambiental se relacionaram com o comportamento
agroecológico, enquanto que no Brasil, o comportamento agroecológico se correlacionou
somente com o comportamento pró-ambiental. Entre as variáveis analisadas, principalmente
as que se relacionavam ao comportamento agroecológico, estavam mais presentes entre os
estudantes franceses, sinalizando a necessidade de discutir a respeito das políticas públicas no
Brasil e estratégias de Educação Ambiental, visto que, os resultados das duas pesquisas
demonstraram que essas são ferramentas eficazes que incentivam à adoção de
comportamentos pró-ambientais, como o agroecológico.