O presente trabalho expõe uma pesquisa cujo tema foi a aprendizagem da língua inglesa em perspectiva comunicativa com o uso de jogos pedagógicos como estratégia de motivação para o aluno aprender um idioma estrangeiro. Os alunos participantes dessa pesquisa são do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, situada no município de Penalva, Estado do Maranhão. O problema que motivou a necessidade deste estudo foi o fato de que boa parte dos alunos da referida escola não tinha interesse em aprender a língua inglesa e, assim, sentia-se desmotivada para tal finalidade. A partir do problema exposto, estabeleceu-se como objetivo geral oferecer a professores de língua inglesa que queiram melhorar sua prática docente um estudo qualitativo sobre o uso de jogos pedagógicos como recurso facilitador na aprendizagem da língua inglesa, e como objetivo específico investigar se o jogo pedagógico favorece a motivação dos alunos para a aprendizagem. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de Antunes (2013), Brougère (1998, 2014), Caillois (1986), Chaguri (2006, 2009), Elkonin (2003), Friedmann (1996), Huizinga (2014), Kishimoto (2011, 2014), Negrine (2001, 2011), Santos (2008, 2011), entre outros, que defendem o uso do jogo no processo de ensino-aprendizagem; nas contribuições de Böck (2008), Bzuneck (2009), Dörnyei (1998, 2001, 2005), Gardner (1985, 2001, 2010), Hadfield e Dörnyei (2013), Lightbown e Spada (2013), Schwartz (2014), Ushioda (1996), entre outros, da linha de pensamento relativa à motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira, e nas de Almeida Filho (1986, 2013), Brown (2000, 2001), Hymes (1972), Littlewood (1981), Richards (2006), Richards e Rodgers (2001), Savignon (1983), Widdowson (1978), entre outros, que discutem a abordagem comunicativa no ensino de língua estrangeira. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa seguem a seguinte dinâmica: primeiramente, foi feita uma pesquisa-ação com 35 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na escola pública municipal mencionada acima, em que foram aplicadas quatro estratégias de ensino: 1ª) aulas expositivas dialogadas com o auxílio do livro didático, 2ª) produção de cartazes pelos alunos, 3ª) jogos e 4ª) resolução de exercícios sobre um texto em inglês. Em seguida, após os procedimentos de aplicação de tais estratégias e de relato das principais ocorrências, foi realizada a pesquisa junto aos alunos para colher suas opiniões sobre as estratégias de ensino empregadas mediante um questionário composto por quatro questões, sendo que três, semiabertas, tratavam das estratégias de ensino e uma, aberta, indagava sobre a atuação do professor. As respostas dos alunos participantes às questões foram analisadas segundo os construtos da análise de conteúdo propostos por Bardin (2016). Os resultados obtidos indicam que os jogos pedagógicos foram significativamente positivos para os participantes da pesquisa, sendo considerados como um recurso eficiente para impulsionar a motivação do aluno para aprender com prazer a língua inglesa e avançar em sua aprendizagem. A implicação deste estudo é que o jogo pedagógico deve ser utilizado nas aulas de língua inglesa como um recurso que pode subsidiar a prática docente, desencadear ações e propiciar um aprendizado de forma satisfatória ao aluno.