Esta tese da linha de pesquisa em Políticas Educacionais, do Programa de
Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da Universidade Federal do
Paraná (UFPR), tem como objeto de pesquisa analisar a expansão da educação
superior por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão
das Universidades Federais (Reuni) nessa Instituição Federal de Ensino Superior
(IFES), especificamente abordando a Dimensão (A): Ampliação da Oferta de
Educação Superior Pública, composta pelos seguintes aspectos: aumento de vagas
de ingresso, especialmente no período noturno; redução das taxas de evasão; e
ocupação das vagas ociosas. Fundamentando a pesquisa, conjectura-se conceitos
de Pierre Bourdieu que trata a relação do campo do poder com o campo acadêmico
em que o agente pressiona para transformar o habitus do campo educação superior
e acessar o capital intelectual. Ademais, aborda-se as políticas de educação
superior que se inserem como instrumento de ascensão social. Isto se releva no
governo Lula da Silva (2003-2010) tendo em vista que ao longo do tempo e diante
dos cenários da educação nacional, o Estado brasileiro necessita atender às
demandas da sociedade neste campo. A pesquisa empírica, de cunho documental,
focou o período de 2003 a 2017, tendo como estratégia metodológica coletar os
dados do Projeto Reuni UFPR para compará-los com os efetivamente realizados e
saber se atingiu ou não as metas planejadas na adesão ao Programa. Para tanto,
entrevistas foram realizadas visando compreender melhor o processo de
implantação do Programa. Uma abordagem quanti-quali fora efetuada, em que a
pesquisa quantitativa avaliou traduzir em números os dados, as opiniões e as
informações coletadas para que fossem analisadas e classificadas; e a qualitativa
que considera a relação ativa entre o mundo real e o sujeito, interpretando os
fenômenos ocorridos com a execução do Programa. A investigação foi baseada em
estudo de caso na UFPR, demonstrando-se a situação e o alcance das metas
propostas no projeto, ajudando a compreender se a política educacional superior do
governo Lula foi capaz de ampliar o atendimento à população que busca a educação
superior. Apurou-se que nesse governo foi defendida a expansão pública e privada,
com inclusão social, por meio de diferentes programas, entre estes, o Reuni. Na
instituição pesquisada, o Programa evidenciou aumento na oferta de vagas diurnas
e noturnas, sendo este um aspecto positivo. Porém, permaneceram elevadas as
taxas de evasão antes, durante e após a implantação, demonstrando que não houve
alteração de comportamento no período assinalado. Por fim, a UFPR também não
conseguiu o resultado esperado das metas de ocupação de vagas ociosas, ficando
abaixo da expectativa do planejado. Assim, esta pesquisa colocou em tela o estudo
da primeira dimensão do último programa de expansão e reestruturação das IFES
dos últimos 10 anos.