Este estudo teve como principal objetivo analisar a influência da Motivação de Serviço Público (PSM) na satisfação no trabalho sob a perspectiva dos servidores públicos da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, de campo, documental e bibliográfica de natureza quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário composto por três partes, aplicado, por e-mail, para todos os
servidores ativos da instituição, sem qualquer possibilidade de identificação dos respondentes, referente à Motivação de Serviço Público e à satisfação no trabalho. A análise dos dados se deu através de estatística univariada, bivariada e multivariada. Os softwares AMOS 5.0, SPSS 15, SMARTPLS e LVPLS foram utilizados para tabular e analisar os dados coletados. A modelagem de equações estruturais foi utilizada para avaliar como se dá a relação entre a satisfação no trabalho e a Motivação de Serviço Público, focando-se na teoria PSM (PERRY;
WISE, 1990) e suas principais formulações, denominadas atração para a formulação de políticas públicas, compaixão, autossacrifício e comprometimento com o interesse público. O conceito da satisfação no trabalho de Siqueira (2008) também prestou, igualmente, suporte a este trabalho, uma vez que a escala da satisfação no trabalho foi construída e validada para o Brasil. Os resultados apontam a relação positiva existente entre a Motivação de Serviço Público e a satisfação no trabalho. Entretanto, o teste do modelo estrutural desta pesquisa
explicou 47,76% da variância da PSM sobre a satisfação no trabalho, desse modo sugere-se que sejam acrescidos outros construtos, tais como desmotivação e comportamento de cidadania organizacional (CCO), num modelo avançado. Sob a ótica organizacional, tem-se a expectativa de que os resultados deste estudo possam auxiliar numa melhor compreensão sobre como se dão a motivação e a satisfação nos servidores públicos, além do que a instituição poderá atuar sobre os aspectos que considere importantes em sua política de Recursos Humanos, no tocante à melhoria da motivação e da satisfação dos seus servidores.