Devido aos avanços tecnológicos incorporados em diversos espaços e contextos, a educação mundial vem passando por constantes transformações fazendo com que os docentes da atualidade, enfrentem grandes desafios no processo de ensino-aprendizagem. Acompanhado deste novo cenário pedagógico, surge também um novo perfil de discente, denominado por alguns pesquisadores de nativos digitais. Esta nova geração está atualmente ingressando nas universidades e possui diversas características, que por conta da fluência digital, os diferenciam das gerações anteriores, refletindo diretamente na forma como eles aprendem. No entanto, cumpre destacar, que existe uma lacuna no que se refere a estudos que tratem sobre estratégias pedagógicas, para discentes graduandos de enfermagem, da geração nativa digital no Brasil. Sendo assim, este estudo teve por objetivo geral compreender quais estratégias didático-pedagógicas adotadas em um Curso de Graduação em Enfermagem, são consideradas atrativas na perspectiva do discente nativo digital para mediar o seu aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, a coleta de dados teve como base o processo de triangulação de dados e se deu por meio de análise documental, questionários autoaplicáveis, e entrevistas semi-estruturadas, realizadas no período de 15 de maio à 16 de julho de 2018. Os dados coletados foram interpretados, por meio do método de análise de conteúdo de Bardin e os resultados desta pesquisa foram organizados na forma de dois manuscritos: Perfil do discente nativo digital graduando de enfermagem de uma instituição de ensino superior ao sul do Brasil, que identifica o perfil e as principais características dos graduandos de enfermagem nativos digitais, seus estilos de aprendizagens e os recursos tecnológicos e tecnologias digitais da informação e comunicação, adotados por esta geração na hora dos estudos; e Estratégias didático pedagógicas atrativas para a geração nativa digital graduanda em enfermagem que compreende os tipos de estratégias didático-pedagógicas atrativas e menos atrativas aos discentes da geração nativa digital e ajuda a elucidar quais estratégias didático-pedagógicas, vem sendo utilizadas pelos docentes que atuam na IES em estudo. Os resultados da pesquisa
demonstraram que as estratégias didático-pedagógicas atrativas aos discentes nativos digitais são as interativas e dialógicas mediadas pelo docente com o uso criativo de recursos tecnológicos. Ao reconhecer as preferências desta geração, espera-se que este estudo desperte no docente, um interesse pela mudança e pela busca constante por uma educação mais emancipadora, significativa, interativa e participativa.