A importância dos brinquedos, das brincadeiras e das interações é temática que vem se evidenciando na compreensão da aprendizagem infantil. Além disso, os estudos culturais cada vez mais se destacam na análise das relações entre a aprendizagem da criança e a cultura em que ela está inserida. A partir disso, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa e elegeu-se como campo de investigação uma turma de pré-escola, com crianças de quatro anos, de uma Instituição de Educação Infantil da Encosta da Serra/RS, inaugurada em fevereiro de 2016. A Instituição atende crianças que até então ainda não tinham frequentado outra Escola de Educação Infantil. Buscaram-se as singularidades da realidade social e cultural desse cenário e, a partir da questão de pesquisa, “Quais brinquedos, brincadeiras e interações são vivenciadas pelas crianças em uma Escola de Educação Infantil no contexto contemporâneo, no dia designado pela escola como o Dia do Brinquedo?”, foram analisadas as brincadeiras, os brinquedos e as interações das crianças no Dia do Brinquedo, nessa Instituição de Educação Infantil contemporânea. Nesse sentido, as reflexões abarcaram os processos socioculturais e pedagógicos envolvidos nessas vivências e tinham como pressupostos o ver, ouvir, perceber e indagar-se sobre os modos de relação e convívio, a fim de captar o espírito da época em que vivemos e as formas por ele engendradas e problematizar o projeto de educação construído nesse entorno, o qual é, muitas vezes, olhado e percebido de forma simplista e ingênua. Para desenvolver este estudo, optou-se pela abordagem etnográfica, de modo que foram realizadas observações de campo, registros em diário, registros fotográficos, conversas informais e análise documental. Explicita-se e fundamenta-se todo o caminho metodológico de pesquisa e investigação, apresentam-se os principais pressupostos teóricos que sustentaram a definição e o caminho analítico deste estudo. Na sequência, descreve-se todo o processo etnográfico, apresentam-se as análises e os resultados, com base nas observações das crianças no contexto da pesquisa. O olhar atento aos registros coletados na investigação, com foco na relação entre os brinquedos, as brincadeiras e as interações no Dia do Brinquedo e a cultura contemporânea, trouxe indicações e evidências de que, no comportamento das crianças participantes da pesquisa, são percebidas manifestações dos atravessamentos entre a cultura midiática contemporânea e a cultura lúdica infantil, mas também evidências de criação e novas aprendizagens.