A globalização tem provocado complexidade econômica, política e social na gestão das organizações, sejam com fins lucrativos ou não, e para se adaptarem elas têm se preocupado cada vez mais em procurar novos mecanismos de gestão. Assim, na atual conjuntura de muitas transformações, o Brasil nas últimas décadas, também tem passado por um processo de mudanças, em especial nas entidades que atuam no Terceiro Setor e que buscam pautar suas atividades na criação de valor. Em face desta realidade, o propósito deste estudo foi avaliar se as atividades de uma organização do terceiro setor, a Fundação Fé e Alegria do Brasil, são realizadas sob a ótica da inovação social na criação de valor. Para tanto, no marco teórico, se apresentam as principais tendências sobre essa temática, escolhendo-se como eixo da pesquisa a proposição de Choi e Majumdar (2015), que contempla sete perspectivas teóricas que procuram expressar as diferentes compreensões do conceito de inovação social. Os procedimentos metodológicos incluíram análise documental e o desenvolvimento e aplicação de um questionário para coleta de dados junto aos gestores locais, regionais e nacionais da organização. Os dados que foram levantados em um único momento, o que caracteriza o estudo como transversal, foram inseridos numa planilha eletrônica para efetuar o pré-tratamento, sendo o banco de dados depois importado para um software estatístico. Inicialmente foi feita a caracterização demográfica dos respondentes da amostra por meio de estatística descritiva e, em seguida, fizeram-se as análises inferenciais de comparação de médias com testes t ou análise de variância, segundo o número de grupos a contrastar. Destaca-se que os resultados obtidos apontam para o fato de que os gestores, ainda que intrinsecamente, planejam as atividades realizadas em seus centros em consonância com as sete perspectivas de Choi e Majumdar (2015), o que demonstra que as atividades realizadas pela Fundação Fé e Alegria do Brasil são, de
fato, ferramentas de criação de valor social nas comunidades onde atuam. Conclui-se que essa organização, em todas as regiões em que possui unidades, desenvolve sua ação promovendo a superação das desigualdades através da inovação social e a criação de valor.