Neste trabalho, descreve-se e analisa-se as interações e produções culturais de crianças de 5 anos de idade em uma turma de Educação Infantil, de uma escola municipal em São João del-Rei, tendo em conta as relações étnico-raciais na construção de suas identidades. Atentamo-nos a compreender como as produções culturais de crianças de 5 anos informam sobre a diversidade desses sujeitos. Diante disto, as interações entre as crianças no contexto na Educação Infantil foram investigadas tendo em conta igualdades e/ou diferenças em suas relações sociais entre pares e as representações das crianças acerca de suas identidades no âmbito das relações étnico-raciais. Os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa foram os estudos da infância, sobretudo no campo da sociologia e história. Para isto, considerou-se a criança enquanto sujeito sócio-histórico, produtora de cultura nas interações entre pares e os adultos Construiu-se, inclusive, um levantamento de pesquisas a partir dos descritores Educação Infantil, infância, relações étnico-raciais, em que se tornou possível apontar elementos para a construção da metodologia e análise dos dados desta investigação. Baseada em uma metodologia de cunho etnográfico de investigação com crianças, utilizando-se de notas de campo e s fotográficos e uma intervenção filmada – com narrativas, imagens, espelhos e autorretratos -, a pesquisa gerou dados que foram apresentados por meio de episódios descritos e analisados à luz das teorias e pesquisas levantadas. Assim, entre práticas escolares, cabelo, beleza, gênero e processos de identificação, este trabalho, na medida em que busca a compreensão dos processos de construção identitária e suas relações com a estética nas relações étnico-raciais na infância, favorece a constituição de um modo de ver as crianças, especialmente pardas e negras, nos contextos de diversidade em que se estabelecem as múltiplas formas de interação entre pares e seu entorno. Entre outros pontos, considerou-se que o protagonismo infantil, revelado a partir de uma escuta atenta, pode indicar possibilidades para o levantamento de demandas do contexto educativo e elaboração de propostas voltadas para a promoção e valorização das identidades na Educação Infantil.