Apresenta resultados de pesquisa realizada no Doutorado em Educação, no
PPGE/UFPR, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. A problemática está na
necessidade de sistematizar as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós graduação no Brasil que tomam os livros didáticos de história como tema ou objeto.
O objetivo geral é apresentar um Estado do Conhecimento, tomando como material
empírico os resumos de dissertações e teses produzidas entre os anos de 1990 a
2015 que estão disponibilizadas virtualmente em base de dados, desenvolvendo
análises quantitativas e qualitativas dessa produção. Os objetivos específicos são: 1)
Organizar banco de dados para cadastramento dos resumos a partir dos indicadores
estabelecidos na leitura prévia; 2) Analisar os resumos para efetuar um primeiro
nível de caracterização da produção de dissertações e teses sobre os liv ros
didáticos de História; 3) Analisar os resumos das dissertações e teses produzidas
entre 1990 a 2015, evidenciando as principais características, autoria, orientadores,
nível de estudos, programas de pós-graduação, temas e focos privilegiados e
procedimentos metodológicos utilizados. Para localização do material empírico
foram realizadas buscas no banco de dados disponibilizado pela CAPES,
complementada por buscas em outras bases. Os resumos das pesquisas foram
submetidos a uma análise prévia e organizou-se uma base de dados, catalogando
cada pesquisa localizada. Entre 1990 a 2015 foram localizadas duzentas e vinte e
nove teses e dissertações que incluem a expressão “Livro Didático de História” em
seu título ou resumo. O material empírico analisado é constituído, prioritariamente,
por dissertações defendidas em mestrados acadêmicos (oitenta e três por cento);
mestrado profissional (três por cento dos trabalhos); e os trabalhos defendidos em
nível de doutorado (quatorze por cento). As pesquisas sobre o livro didático de
História entre 1990 a 2015 foram produzidas, predominantemente, nos programas
de pós-graduação em Educação (sessenta e cinco por cento), seguidas pelos
programas de pós-graduação em História (vinte e quatro por cento). Cinco estados
concentram cerca de setenta por cento das pesquisas produzidas no período: São
Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul. Há grupos de
produção que não haviam sido identificados em trabalhos anteriores , como é o caso
dos núcleos de pesquisa vinculados ao PPGE/UFPR. A partir dos resultados,
defende-se a tese que, embora a maior parte das pesquisas sobre os livros didáticos
de História tenha sido produzida em programas de pós-graduação em Educação, o
olhar que os discentes lançaram aos livros é marcado, predominantemente, pela
abordagem histórica, utilizando a análise documental, o que pode ser explicado em
parte pela força da formação inicial dos pesquisadores. Ainda que a Didática da
História tenha ganhado espaço no campo de Ensino de História, permanece ainda
pouco explorada a presença dos livros nas aulas, constituindo -se desafio aos
pesquisadores e aos estudos didáticos e epistemológicos, como apontados por
Choppin (2004).