Estudo sobre A festa de Santo Antônio na comunidade quilombola do Mandira em Cananéia –SP. A pesquisa tem por objetivo analisar a Festa de Santo Antônio como processo comunicacional na formação do imaginário e da identidade quilombola. Para tal, será tomado referencial teórico: os Estudos Culturais, o Pensamento Latino Americano e os Estudos do Imaginário para entender o contexto sociocultural do quilombo em questão, considerando as conexões entre conceitos tais como: comunicação, comunidade, cidadania, cultura popular, globalização, identidade, imaginário, hibridismo cultural, religiosidade popular. Tendo como expoentes: Raymond Willians, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Jesus Martin-Barbero, Luiz Beltrão, José Marques de Melo, Ana Taís Portanova Barros, Magali do Nascimento Cunha, Gilbert Durand, Mircea Elíade, Riolando Azzi, Eduardo Hooarnet entre outros pesquisadores. A metodologia empregada prevê a pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica tendo como principais técnicas: a observação participante e a realização de entrevistas com membros da comunidade quilombola do Mandira. Resulta desta pesquisa a reflexão de que os quilombolas, enquanto populações marginalizadas, desenvolvem meios de comunicação através das expressões folkcomunicacionais de suas práticas religiosas, como a Festa de Santo Antônio, permitindo a construção coletiva, manifestar seus sentimentos e encontrar proteção frente às injustiças sociais que constantemente sofrem.