Devido aos altos níveis de mobilidade, algoritmos de roteamento projetados para o ambiente veicular dependem de uma boa estimativa sobre a localização dos veículos, bem como de uma eficiente estratégia de roteamento. Entretanto, é praticamente impossível prever a localização corrente de um veículo, a menos que ela seja explicitamente informada. Neste contexto, estimativas precisam ser constantemente computadas, influenciando positivamente a decisão sobre quando a retransmissão das mensagens deve ser tomada de maneira oportuna. Atualmente, as principais estratégias de roteamento, projetadas para o ambiente veicular, pressupõem a existência de infraestruturas externas capazes de informar a localização atualizada dos veículos. Contudo, questões técnicas, financeiras e geográficas inviabilizam a garantia da existência, em toda malha rodoviária, de serviços de comunicação externos capazes de fornecer, a todo o momento, a posição corrente de todos os veículos. Diante desse desafio, e buscando agilizar a troca de mensagens entre os veículos, o algoritmo de roteamento descrito nesta tese propõe um modelo matemático de previsão sobre a localização do veículo de destino, juntamente com uma estratégia de roteamento baseada nessa informação. Toda vez que um nó, sob custódia de uma mensagem, faz contato com um veículo trafegando em direção a um cruzamento que encontra-se mais próximo da localização prevista, a mensagem é retransmitida a ele. A estratégia considera que, se a distância entre o veículo encontrado e o destino está diminuindo, ele faz parte da rota que permite efetuar a entrega da mensagem. O modelo proposto foi avaliado por meio de simulação e, em comparação com os resultados produzidos por estratégias alternativas, alcançou resultados próximos ao ideal para taxa de entrega de mensagens e overhead, na maioria dos cenários analisados.