O Letramento Crítico (LC) é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade. Esta pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento do LC nos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de pesquisa qualitativa, pautada pelos pressupostos de uma pesquisa-ação, com caráter interacionista e prática reflexiva. A intervenção nesse campo de pesquisa, por meio de atividades do produto educacional elaborado, tem o propósito de viabilizar reflexões sobre práticas sociais. Para isso, foram utilizados os gêneros textuais multimodais: canção, cartum, charge e vídeos curtos, em Língua Inglesa, com intenção de suscitar reflexões sobre o tema ―pluralidade cultural‖, assunto relevante e urgente de ser tratado na realidade brasileira. Autores como Andreotti (2008), Arroyo (2005, 2007, 2014), Cervetti; Pardales e Damico (2001), Duboc (2016), Jordão e Fogaça (2007, 2012), Jordão (2016), Morin (2000, 2003), Murphey (1992), Paulo Freire (1987, 1997, 1989, 2008), entre outros, nos incentivam a refletir, na escola, junto aos alunos da EJA, os aspectos socioculturais e a importância do LC para a construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade. Nesse sentido, a escola se torna um espaço de questionamento por meio do diálogo sobre assuntos significativos para a vida em comunidade, levando em consideração a importância da participação do estudante na realidade que o envolve de forma crítica, estimulando ações sociais de justiça e igualdade.