O crescente número de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares desafia os profissionais da educação quanto à adequação do currículo escolar, para que estes estudantes tenham condições de desenvolver suas funções intelectuais e adaptativas, de acordo com suas necessidades individuais. Diante da dificuldade dos professores em relação à elaboração e sistematização de instrumentos tais como o plano educacional individualizado, que se pressupõe uma estratégia de escolarização na perspectiva de educação inclusiva, esta pesquisa implementou um grupo de estudos com professores do terceiro distrito de Nova Friburgo para elaborar, e forma coletiva, práticas de ensino específicas para os estudantes com deficiência intelectual. Nesta região essencialmente rural, o risco e a gravidade da utilização de agrotóxicos são significativos, uma vez que configuram uma possível causa ambiental da deficiência intelectual. Neste contexto, segundo dados de 2016, 3,8% (49) do total de estudantes matriculados em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental desta região foram indicados como público-alvo da educação especial. Destes, 75,5% (37) foram referenciados com deficiência intelectual, sendo 27% (10, do público-alvo referenciado com deficiência intelectual) indicados pelos oito professores participantes do Grupo de Estudos sobre Deficiência Intelectual e Adequação Curricular (GEDIAC). As reflexões no grupo proporcionaram a ampliação da compreensão sobre deficiência intelectual. O paradigma da impossibilidade de avanços escolares desses alunos foi transposto a partir dos resultados obtidos após aplicação das atividades planejadas, registradas e avaliadas diariamente em formulário próprio de adequação curricular criado pelo grupo. Os professores empoderaram-se do fazer pedagógico e exercitaram o olhar para perceberem avanços escolares sutis, em situações de adequação curricular de grande porte, para estudantes com comprometimentos intelectuais significativos. Através do plano pedagógico individualizado (PPI), foi possível descobrir caminhos pedagógicos capazes de facilitar o processo de escolarização, através de atividades intencionais e relação direta com os alunos. Proporcionou também a percepção de avanços no comportamento, comunicação, socialização e relações interpessoais dos alunos no ambiente escolar. Os resultados das intervenções pedagógicas foram apresentados no I Workshop educacional “O papel do professor na escolarização de alunos com deficiência intelectual, incluídos em escolas regulares”, realizado em Nova Friburgo-RJ, que contou com 292 inscrições de profissionais da rede de educação do município e de municípios vizinhos. 97,6% dos participantes que responderam à avaliação do Workshop firmaram que os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados em seu cotidiano profissional, de forma a contribuir para ações inclusivas no ambiente escolar. O evento foi filmado, gravado em DVD e uma cópia será disponibilizada para cada unidade escolar, de forma a estimular a discussão sobre o tema e a participação de mais professores.