A presente dissertação de mestrado pretende investigar diferentes tipos de interação (com foco em aprendiz-aprendiz e aprendiz-professor-monitor) em um grupo do aplicativo WhatsApp vinculado a uma turma de Inglês 1 do CLAC/UFRJ-inglês. Este estudo tem por objetivo discutir sobre as autonomias de aprendizes (OXFORD, 2003, 2011, entre outros) do professor-monitor (RAMOS, 2006, entre outros) e problematizar a noção de inter-relação entre elas (VIEIRA et al., 2007, 2008; LA GANZA, 2008). Para iluminar a discussão dos dados gerados, apresento a relação entre ideologias, linguagem e discursos (SIQUEIRA, 2009) como aspectos que permeiam as performances (PENNYCOOK, 2007) nas práticas sociais, a relevância dos multiletramentos na contemporaneidade (ROJO & MOURA, 2012; COPE & KALANTZIS, 2009, entre outros), em especial na mobilidade (SCHULER ET AL., 2014, KUKULSKA-HULME ET AL., 2015). Para conduzir a análise, lanço mão dos seguintes construtos teórico-analíticos: footing (GOFFMAN, 1981; PAIVA & RODRIGUES-JUNIOR, 2009), pistas de contextualização (GUMPERZ, 1992) e entextualização (BLOMMAERT, 2005; OLIVEIRA, 2014). O estudo, de princípio etnográfico teve como instrumentos para geração de dados questionários, entrevistas, os registros das interações on-line e um diário de pesquisa. Os resultados evidenciam as potencialidades pedagógicas do uso de um grupo do WhatsApp, por ter se caracterizado como um aplicativo que desperta o trabalho colaborativo e de relevância para a cultura da mobilidade (ROJO, 2013, p. 139), ao propiciar que aprendizes explorem as NTICs que medeiam a ensinagem de língua inglesa, promovendo, assim a autonomia entre eles. Por outro lado, os dados gerados desestabilizam a noção da inter-relação entre autonomias do professor-monitor e aprendizes (Autonomia), uma vez que a performance do professor-monitor se mostra centralizadora e tradicionalista, visto que não há incentivo ao uso de diferentes ferramentas tecnológicas que permitam interações e a co-construção do conhecimento.