Produz uma meta-análise sobre formação continuada de professores da educação
básica, especialmente na educação infantil, analisando a produção acadêmica no
período de 1996 a 2014. Promove intervenções no CMEI pela pesquisa-formação,
realçando as narrativas das experiências de formação dos professores. Compreende
o lugar da formação continuada no CMEI na sua relação com os pressupostos
debatidos na produção acadêmica para esse campo de estudos. Orienta-se pela
pesquisa bibliográfica, usando indicadores bibliométricos, o aplicativo Iramuteq e a
produção de categorias analíticas para o tratamento dos textos. Soma a esse corpus
metodológico a pesquisa-formação pela observação participante, as entrevistas
semiestruturadas, as oficinas reflexivas e o diário de bordo. Destaca, para a
sustentação teórica, os autores António Nóvoa, Walter Benjamin e Michel de
Certeau, respaldando debates acerca de experiência, profissionalidade,
institucionalidade dos periódicos e epistemologia da prática. Os resultados revelam,
no cenário da produção acadêmica, a pouca atenção dada pelos periódicos
analisados à educação infantil. O debate sobre a formação continuada na educação
básica assume a prática do professor como elementar na proposição e na direção
dessas formações. Apresenta a concentração da produção acadêmica em seis
categorias e 70 temáticas, com ênfase nas análises de intervenção, nas análises
literárias e nas análises de propostas, programas e projetos de formação
continuada. Possibilita, pela pesquisa-formação, a produção do projeto pedagógico e
estimula os professores a produzirem a profissão entre pessoalidade e
profissionalidade. Descreve o movimento formativo interno ao CMEI, sua importância
e a insatisfação dos professores com o tempo destinado à formação nesse espaço e
com a formação continuada ofertada pela rede municipal de ensino, que é
insuficiente e não garante condições materiais e temporais de participação a todos.
Aponta a necessidade de investimento na formação continuada do professor do/no
CMEI, com propostas baseadas nas suas experiências. Sustenta a relevância da
publicação da produção acadêmica nos periódicos científicos para a consolidação
da educação infantil como etapa da educação básica. A pesquisa marca a
importância da investigação que ao mesmo tempo produz, paralelamente,
intervenção no CMEI e análise de textos científicos no campo, promovendo diálogos
entre ambos sem que estejam submissos entre si, mas revelando o
comprometimento simbiótico com os professores e com a ampliação e densidade da
produção científico-acadêmica