Esta tese analisa as políticas e estratégias de comunicação da Presidência da
República, nos mandatos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa permitiu
verificar se os princípios, as premissas da Comunicação Pública (acesso à
informação, abertura à participação, diálogo, comunicação com a sociedade,
accountability e foco no cidadão) foram inseridos ou não no plano, nas ações, de
comunicação da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom/PR). Para tanto,
buscou: a) conhecer os princípios, as políticas e as estratégias de comunicação
seguidas pela Presidência da República, do governo Lula; b) analisar as políticas e
estratégias de comunicação do governo Lula sob a ótica das premissas da
comunicação pública: diálogo, comunicação com a sociedade e abertura à
participação popular; e c) explicar o que é uma política de comunicação pública e
identificar possíveis dificuldades que o governo Lula enfrentou para implantá-la.
Quanto à elaboração do referencial teórico, refletiu-se, principalmente, sobre Política
de Comunicação, Estratégia de Comunicação, Comunicação Pública, Democracia,
Teoria Crítica e Realidade Social. Com relação às opções metodológicas, foram
adotadas análise de conteúdo, pesquisa documental e de campo. O corpus
contemplou, principalmente, treze entrevistas, que foram analisadas sob os critérios
de doze categorias temáticas. As principais indicações da análise foram no sentido de
que a Presidência da República, nos dois governos Lula, não institucionalizou a
Comunicação Pública como política de comunicação, embora esta tenha estado
presente nos dois mandatos; e que a prática comunicacional do governo não foi
desenvolvida, de forma sistematizada, para conscientizar, empoderar e educar
politicamente a população.