Introdução: Depois de efetuado o treinamento, fazem-se necessários o
acompanhamento e a avaliação, para verificar se os objetivos propostos foram
alcançados. Objetivos: Elaborar e validar os conteúdos dos instrumentos para
análise do processo de avaliação dos treinamentos ministrados à equipe de
enfermagem; Analisar o processo de avaliação da reação, no que se refere à
metodologia utilizada, local, facilitador, material e horário dos treinamentos
ministrados à equipe de enfermagem; Analisar os processos de avaliação da
aprendizagem, de comportamento e de resultados dos treinamentos ministrados à
equipe de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo correlacional, exploratório, de
campo sob a abordagem quantitativa, realizado em um Hospital Geral localizado na
região da Grande São Paulo. Os quatro instrumentos para coleta de dados foram
elaborados e validados por meio da técnica de Delphi, que foi aplicada em duas
rodadas com 18 e 15 juízes respectivamente que julgaram os conteúdos e
propuseram sugestões. A coleta de dados utilizando os instrumentos validados
ocorreu em três etapas (30 dias antes do treinamento, momento da aplicação do
treinamento e 30 dias após o treinamento) com duração de quatro meses no ano
2016. Fizeram parte deste estudo 28 auxiliares de enfermagem. Os dados foram
analisados descritivamente e as análises estatísticas ocorreram através do software
estatístico SPSS 20.0 e SAS 9.3. Resultados: Na avaliação de reação, verificou-se
que 75,0% e 64,3% apontaram como adequadíssimas a atuação do facilitador e a
estratégia. Já esta porcentagem foi de 50,0% para o material didático, 42,9% para o
local e de apenas 25% para o horário. Na avaliação de aprendizagem verificou-se
um aumento do número de acertos apenas na questão nove cuja porcentagem
passou de 25,0% para 71,4%. Mais de 70,0% dos profissionais, no pré-treinamento
já apresentaram acertos nas questões 2,4,7,8 e 11. Por outro lado, menos de 25%
dos profissionais apresentaram acertos nas questões 6,10 e 12 permanecendo em
níveis similares mesmo após o treinamento. Ocorreu um aumento na média da nota de aprendizagem após o treinamento (p=0,002). Quanto à avaliação de
comportamento dos treinamentos aplicados: Não foram verificadas mudanças no
padrão de comportamento das anotações de enfermagem de todos os três itens
entre a primeira e a segunda avaliação e entre a segunda e terceira avaliação. Este
resultado possivelmente foi devido ao pouco tempo de intervalo entre as avaliações.
O tempo médio entre a primeira e a segunda foi de 1,96 dias (DP=1,07 dias) e entre
a segunda e a terceira foi de 2,18 dias (DP=1,33 dias). Quanto à avaliação de
resultados dos treinamentos aplicados: Foi verificado um aumento na média de
anotações corretas para os itens 1.1 (p=0,008), 1.3 (p=0,001), 2.1 (p=0,001), 2.2
(p=0,002), 2.3 (p=0,001), 2.4 (p=0,002), 3.1 (p=0,004) e 3.3 (p=0,001). Em relação a
correlação de Spearman entre as variações dos itens de resultados e variação das
notas de aprendizagem, não se verificou correlação significante. Conclusões: Os
objetivos foram alcançados e entre as contribuições deste estudo está a construção
de quatro instrumentos que poderão ser utilizados em contextos de avaliação de
ações de treinamento não somente na Instituição onde foi realizada a pesquisa, mas
também em outras Instituições Hospitalares Brasileiras e Internacionais.