O estudo, que constitui esta tese de doutorado tem como foco a epistemologia das ciências sociais imanente na obra de Henri de Saint-Simon (1760-1825), cuja fundação da sociologia contemporânea lhe é atribuída por Durkheim
(1928). Essa perspectiva se caracteriza por entender um método de análise sociológica que concebe a coletividade humana enquanto resultado de movimentos históricos que originam instituições reguladoras das ações dos
indivíduos, inter-relacionando economia, instituições e ideologia em determinadas configurações temporais. A importância desse estudo se revela, também, no fato de que essa perspectiva viabilizou um perceptível legado
epistemológico para o positivismo comteano, o funcionalismo durkheimiano e o marxismo. Dentro da proposta da tese, elaborou-se uma reflexão sobre a perspectiva de políticas educativas a partir de Saint-Simon. Ora, se políticas públicas podem ser definidas como as ações racionalizadas por determinadas autoridades governamentais que proferem uma intenção de intervir na vida do indivíduo ou da sociedade (LOWI, 1972), tendo a educação como uma delas, qual a concepção de políticas públicas imanente no pensamento saintsimoniano? Quais as ações racionalizadas que caracterizam as políticas educativas presentes na obra reformadora de Saint-Simon? Assim, o problema mais abrangente sobre o qual essa pesquisa se debruça é como o pensamento de Saint-Simon concebe as ciências sociais enquanto processo interativo de prática social, privilegiando a educação, considerando a dinâmica das sociedades para a criação de políticas que combatam as desigualdades sociais. O objetivo principal da tese é compreender como a perspectiva de política pública em educação a partir da epistemologia das ciências sociais presente no pensamento de Saint-Simon propõe meios de superação das desigualdades sociais. A tese é composta de quatro partes. Após o primeiro capítulo, responsável por apresentar as justificativas e encaminhamentos metodológicos, o capítulo seguinte apresenta, epistemologicamente, os princípios da ciência social em Saint-Simon, tanto do ponto de visto do método sociológico quanto do objeto de estudo daquela ciência. O terceiro capítulo aborda a concepção de educação a partir de um estudo das obras (fac simile) de Saint-Simon, subseguido pelo quarto capítulo, que aborda a concepção de “trabalho público” em Saint-Simon enquanto política pública em suas categorias essenciais (BONETI, 2006; 2012). Espera-se que esta tese possa contribuir tanto academicamente, com o entendimento da constituição complexa de políticas educacionais, quanto aos esforços sociais de ao promover vida com dignidade, desafiar os antagonismos geradores de marginalização, desigualdade e barbárie.