A presente dissertação constitui-se um estudo sobre formação docente do ensino
superior jurídico na cidade de Maceió-AL, motivado por quatro fatores: 1) o
crescimento elevado do número de faculdades de direito; 2) a falta de
conhecimentos pedagógicos por parte dos professores; 3) a deficiência de
profissionais com titulação almejada e 4) a escassez de pesquisas no estado sobre
o tema. O objetivo central foi analisar a existência ou não de políticas de formação à
docência universitária nas IES que ofertam o curso de Direito, identificando-as
quando existiam, e quando não, analisando os meios utilizados pelas Instituições de
Ensino Superior como forma de suprir tal omissão, bem como as iniciativas que
poderiam contribuir com a formação pedagógica desses professores. No período
compreendido entre 2015 e 2016, entrevistas, depoimentos, documentos, dados
censitários e de atendimento foram utilizados na análise, tendo como referenciais
Bastos (2000), Muraro (2010), Tardif (2011), Bourdieu (1989), entre outros. Os
resultados mostram que ainda há a concepção de que apenas a experiência e o
conhecimento na área jurídica são suficientes para o bom desempenho docente,
olvidando-se a importância da formação pedagógica no processo de aprendizagem;
mostram, ainda, que a maioria dos docentes desses cursos não possui uma
formação pedagógica específica e utilizam, como didática de ensino, em grande
parte, a mera transmissão dos conteúdos que aprenderam enquanto alunos.
Constatou-se, ainda, que a deficiência pedagógica não é oriunda apenas do
desinteresse desses profissionais, mas também da falta ou das limitadas
oportunidades quanto ao oferecimento de cursos de mestrados e doutorados no
Estado de Alagoas. O desafio que se coloca através da temática é compreender e
despertar o interesse sociopolítico que envolve a relação entre docente e discente,
buscando promover uma mudança sociocultural, estimulando o pensamento crítico e
de encontro à reprodução de poder. Finalmente, o trabalho apresenta algumas
possíveis ações e indicações para futuras pesquisas.