Esta pesquisa de dissertação tem por objetivo analisar o processo de elaboração do documento
da BNCC, ressaltando a participação do contexto da prática da Rede Municipal de Ensino de
João Pessoa/PB. Entendendo que o currículo situa-se num campo de disputas (Pereira, 2010),
(Silva, 2013), percebemos que ele nunca é apenas um conjunto neutro de conhecimentos. Ele
expressa uma historicidade, um contexto, uma tensão. Intencionamos, assim, identificar esses
aspectos no processo de tessitura da BNCC. Portanto, considerando que a política precisa ser
analisada em relação ao contexto, realizamos uma investigação a partir do Ciclo de Políticas
de Stephen Ball e colaboradores. Desta feita, analisamos a conjuntura em que a política
curricular foi iniciada e como os discursos políticos foram estabelecidos com base em suas
influências no processo de elaboração da política. Além disso, consideramos os efeitos
produzidos pela política e as questões colocadas no contexto da prática. No contexto das
escolas, através dos discursos dos professores, observamos os conflitos e contestação
existentes que nos possibilitaram compreender a maneira como a política é percebida e
interpretada por esses atores. Nossa intenção foi realizar uma análise baseada diretamente na
experiência dos professores. Inquietou-nos descobrir: o que eles pensam? Como recepcionam
uma ideia de BNCC? Quais espaços foram oportunizados para a discussão? Quem foi ouvido
e quais vozes foram silenciadas? Quais interesses foram preteridos? Houve espaços de
resistências? Objetivamos perceber como o contexto da prática da Rede Municipal de Ensino
de João Pessoa atuou nesse processo de elaboração da política curricular. Para a execução
dessa tarefa, utilizamos como método de pesquisa o Estudo de Caso e as entrevistas
semiestruturadas como técnica de coleta de dados (YIN, 2001), (GIL, 2009). Nosso trabalho
fundamentou-se nos estudos de Pereira (2010, 2009, 2015), Mouffe (2013), Santos (2002),
Ball (1987, 1992), Paterman (1992), Gadotti (2014) e outros. Desde já, ressaltamos que não
foi nossa intenção nesta pesquisa capturar a verdade sobre o tema, mas intencionamos
demonstrar, através de nossas problematizações, possibilidades e direções para pensarmos as
políticas curriculares no Brasil.