O presente trabalho fez parte de uma pesquisa realizada com os professores do IFRR, onde delineamos como objetivo geral, analisar os desafios à atuação e permanência dos docentes no IFRR – campus Novo Paraíso, área rural do Município de Caracaraí, estado de Roraima, e como objetivos específicos, verificar a existência de políticas públicas e ações direcionadas à valorização dos docentes; suas condições de acessibilidade e permanência na região; entender a influência dos movimentos sociais para elaboração do conceito de educação do campo; a história da educação profissional no Brasil; decretos e leis educacionais assim como dos Institutos Federais do Brasil e em Roraima. A questão problema que norteou este trabalho teve a pretensão de saber quais os principais entraves que dificultam ou não a permanência dos docentes que desenvolvem seu trabalho pedagógico do Instituto Federal- Campus Novo Paraíso? Por esta perspectiva, foram relacionados à questão problema, os conceitos sobre a educação do campo, as políticas públicas educacionais para o campo e o trabalho docente inseridos na realidade campesina. E ao analisarmos a história da educação profissional no Brasil, juntamente com a atuação dos IFs no território nacional, demos um destaque para a presença dessa instituição no Estado de Roraima. Como concretização do trabalho proposto, temos a própria pesquisa realizada com os docentes atuantes no campus Novo Paraíso. Pesquisa empreendida a partir de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas. A contextualização com estas ideias foi feita por meio da revisão bibliográfica de autores como: Caldart (2009), Freire (2009), Frigotto (2007), Ghedin (2007), Molina (2004), Souza (2006), dentre outros que discutem as lutas dos movimentos sociais no que concerne a educação, ao trabalho docente, as políticas públicas voltadas para a realidade do campesinato e ao papel da educação profissional no Brasil. Como procedimento metodológico, o trabalho foi de natureza qualitativa, fazendo uma análise hermenêutica e fenomenológica dos dados coletados na pesquisa de campo que aconteceu por meio das perguntas pré-elaboradas, dos diálogos, das visitas ao local de trabalho e da constatação da situação dos docentes que trabalham no IFRR- Campus Novo Paraíso. Neste sentido, acreditamos que alcançamos nossos objetivos com a finalidade de buscar respostas para a questão dos desafios para permanência dos docentes que atuam no IFRR- Campus Novo Paraíso, localizado na zona rural do município de Caracaraí no Estado de Roraima. Respostas estas, que confirmaram nossas indagações sobre as principais dificuldades dos docentes em permanecer no campus. Como por exemplo: a localização de difícil acesso e a falta de transporte regular para chegar até o local.