Este trabalho objetiva apresentar como uma escola do campo, no caso a Escola Estadual Cafenorte, na modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, organiza o Projeto Político Pedagógico e o Projeto Educação Profissional em Administração Rural Integrada ao Ensino Médio; como a concepção de gestão, currículo e avaliação se manifestam no Projeto Político Pedagógico, no Projeto Sala de Educador e no Projeto do Curso Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Administração Rural; como os princípios da Educação do Campo, os princípios da escola unitária e da formação omnilateral e politécnica estão presentes no cotidiano da Escola. É um estudo de caso, de abordagem qualitativa, na perspectiva histórica crítica. Para entender o processo histórico de construção da educação integral, nos apropriamos das construções de Marx, Gramsci e Pistrak, nas quais identificamos os princípios da escola unitária, politécnica e Omnilateral. Para compreender como a modalidade se efetivou no Brasil a partir da Constituinte de 1987 e de sua inserção na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional de 1996, bem como a luta para a implantação nos apropriamos das obras dos educadores brasileiros como Frigotto, Ciavatta, Ramos, Nosella e Saviani. O trabalho de campo foi realizado através de observações e registros no caderno de campo e do questionário com perguntas semiestruturadas, onde identificamos a trajetória histórica da construção da Escola, o dia a dia da gestão, dos professores, dos técnicos e dos alunos, as expectativas e a satisfação da comunidade escolar com o curso, bem como as fragilidades e as forças que permeiam o processo de construção e efetivação da Educação Profissional em Administração Rural Integrada ao Ensino Médio. Partimos do princípio de que existem dois projetos de educação/escola, um de base taylorista/fordista imposto e a serviço do capital, outro de base humanista, protagonizado por educadores progressistas que se identifica por contrapor-se ao projeto do capital. No decorrer da construção procuramos trazer uma discussão que retrata a construção histórica da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, buscando refletir sobre a dualidade estrutural presente nas políticas públicas, os limites e as possibilidades relacionadas a esta modalidade de ensino. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de implantação da EPIEM na Escola Cafenorte objetivava, inicialmente, atender as demandas da comunidade Café Norte e comunidades próximas. Talvez por ser o primeiro curso nesta modalidade para uma escola do campo no Estado de Mato Grosso, se justifique a construção aligeirada do projeto pedagógico e no projeto Educação Profissional em Administração Rural Integrada ao Ensino Médio, bem como o não domínio dos princípios da Educação do Campo e da formação integral por parte de alguns profissionais. Concluímos que apesar das fragilidades, existe um comprometimento, uma vontade, uma luta de toda a comunidade escolar em construir um projeto de educação que prepare para o trabalho, para prosseguir nos estudos e para o exercício da cidadania, a partir de um currículo que integra formação geral e formação profissional, como contraponto ao projeto hegemônico do capital. Ou seja, a Escola objetiva preparar alunos para atender as demandas profissionais, bem como formar cidadãos com capacidade para posicionar-se frente à realidade atual e criar alternativas para que o projeto de Reforma Agrária, o cooperativismo e a socioeconomia solidária se efetivem, também, para os que pretendem viver da agricultura familiar.