Investigar o nível de leitura e de compreensão textual alcançado por sujeitos ao final do ciclo de alfabetização foi a proposta desta pesquisa. Por meio de nove instrumentos de coleta de dados, traçou-se o perfil e mapearam-se as principais dificuldades apresentadas por estudantes do 3º ano, de uma escola pública, da rede municipal, de Santa Cruz do Sul. Os testes verificaram o nível de leitura, segundo as matrizes de referência da Provinha Brasil, o nível de decodificação e o de consciência fonológica, para verificar de que maneira as habilidades linguísticas são mobilizadas no uso das estratégias de leitura e identificar as principais dificuldades dos alunos em relação à compreensão leitora e à capacidade de produzir inferências. Investigaram-se questões pertinentes a informações implícitas imbricadas no ato da leitura, como conhecimento do princípio alfabético, capacidade de decodificação, consciência dos sons da língua e capacidade de manipulação desses sons, fluência leitora, tempo de processamento cerebral para a execução de uma tarefa de leitura e sua relação com a compreensão, capacidade de antecipar informações, fazer inferências, identificar pistas textuais e selecionar aquelas que são úteis para a compreensão, considerando a veracidade, ou não, das previsões e inferências feitas no decorrer da leitura. Os resultados indicam que grande parte dos sujeitos, ao término do ciclo de alfabetização, não consegue produzir inferências, nem domina habilidades metalinguísticas e/ou metacognitiva, não alcançando a compreensão daquilo que lê. Tanto a elaboração dos testes como a posterior análise desses, teve como suporte uma vasta pesquisa bibliográfica, ancorada em Dehaene (2012), Morais (1996; 2013), Navas et al (2009), Seabra e Capovilla (2010), Siqueira (2006), Coscareli (1999; 2005), Pöppel (1987; 1991), Flôres (2014; 2016), Dell’isola (2011), Smith (1991), Kintsch e Rawson (2013), Marcuschi (2008; 2015), entre outros. A pesquisa aponta alguns possíveis caminhos para o ensino da leitura, na medida em que sinaliza onde se situam as principais dificuldades dos estudantes. Traz importantes contribuições para professores e pesquisadores da educação, preocupados com o ensino e a aprendizagem da leitura.