A pesquisa aborda a produção do espaço no município de Luís Eduardo
Magalhães/BA a partir do evento Feira de Negócios e Tecnologia Agrícola / Bahia
Farm Show, com o objetivo de analisar o seu significado diante do contexto
competitivo global. Apresenta-se a Feira como uma ação estratégica para o
localismo que tem emergido no município, pois, além de ser uma ação de promoção,
divulgação e venda das vantagens do território, também é base para articulações
envolvendo agentes econômicos locais, governos e representantes políticos da
esfera federal, estadual e local. A análise pautou-se em um modelo constituído por
quatro elementos fundamentais: condicionantes, ações/agentes, meios e fluxos,
contemplando processos oriundos da escala global, nacional, regional/estadual e
local. Assim, as condicionantes referenciam o contexto competitivo global e a
dialética globalização-fragmentação, os quais resultam na produção de
diferenciações espaciais e, também, o contexto nacional em relação aos incentivos
do Estado para a ocupação do cerrado brasileiro por intermédio do agronegócio e às
transformações políticas, ocorridas no âmbito do federalismo brasileiro em 1980,
onde muitas delas foram favoráveis aos municípios. Compreende-se que os
processos nacionais conformaram um grupo de agentes responsáveis pela criação
do município de Luís Eduardo Magalhães/BA e, estes, valendo-se da autonomia que
o município brasileiro detém sobre temas importantes, desenvolveram ações
localistas que afinaram a realidade local ao contexto competitivo global. Os meios,
compostos por anuário, livretos, folders, site e propagandas difundidas em diferentes
veículos de comunicação são produzidos e/ou contratados pelos agentes com a
finalidade de tornar a Feira conhecida nacional e internacionalmente, e, assim, atrair
novos investimentos para o município. Por fim, analisamos os fluxos local-global e
constatamos que a Bahia Farm Show é uma estratégica de inserção competitiva do
município de Luís Eduardo Magalhães/BA no mundo globalizado e apontamos os
desdobramentos da Feira em termos sociais, econômicos e espaciais. Portanto, a
Bahia Farm Show é uma ação estratégica adotada pelos agentes para consolidar o
ambiente localista e expressa o localismo caracterizado por vínculos verticais.