Título: Ensino a distância sobre o uso racional de antimicrobianos e prevenção da resistência bacteriana na graduação médica: uma experiência inovadora.
Objetivo: Analisar o impacto na aquisição de conhecimento de uma metodologia de ensino a distância sobre a utilização de antimicrobianos e a prevenção de resistência bacteriana em um curso de graduação em Medicina, e analisar a percepção do aluno em relação à metodologia e à sua participação. Método: Foi realizado estudo de intervenção educacional no Hospital São Paulo, hospital de ensino da Universidade Federal de São Paulo, 655 leitos, público e terciário. Um curso gratuito com metodologia de ensino a distância foi aplicado durante o internato no quinto-ano, durante sete anos, utilizando plataforma Moodle sobre uso de antimicrobianos e prevenção da resistência bacteriana com 100 horas de atividade e duração de 12 semanas, composto de cinco módulos com carga teórica, exercícios e simulações. Os alunos foram acompanhados por um tutor e houve um encontro presencial para discussão durante a realização do curso. Adicionalmente, responderam, em cada ano, duas avaliações presenciais (uma antes e uma após o curso). Resultados: De 2008 até 2014 concluíram o curso 606 alunos de graduação em Medicina, 74,45% do total de matriculados. No curso houve um aumento na média da prova final em relação à prova inicial em todos os anos e quando analisado o conjunto total de notas (p <0,001). Houve maior porcentagem de aprovados na prova inicial entre os alunos com menos de 1 ano da sua última atualização sobre antimicrobianos, quando comparado com os alunos com mais de 1 ano (p=0,004). Foi identificado também uma associação diretamente proporcional entre horas de dedicação relatadas e qualidade de participação, o que refletiu também na nota final média (p=0,009) e na porcentagem de aprovação na prova final (p=0,028). O perfil foi de participantes estreantes em um curso a distância pela “internet” (67,4%), sendo que 100,0% consideravam-se com conhecimento regular ou insuficiente antes do curso, e afirmaram que acham o tema muito importante ou importante para ser discutido durante a graduação de Medicina. Foram gastas, pela maioria (50,6%) dos inscritos, de 10 a 20 horas de dedicação ao curso, sendo essa dedicação considerada “regular” por 50% dos participantes, e “suficiente” por 32,3%.
Mesmo com a dedicação descrita, a maioria (70,5%) julgou que aprendeu muito ou acima da expectativa sobre o assunto, e que se disponibilizasse de mais tempo, teria se dedicado mais. Conclusão: A utilização de uma plataforma virtual apresentou-se como interessante opção no processo de ensino e aprendizagem dos temas controle de infecção e antimicrobianos proporcionando significativa aquisição de conhecimento, e deverá ser considerada como atividade a ser realizada pelo aluno de graduação em Medicina durante o final da sua formação. Adicionalmente, nesta modalidade de ensino recomenda-se estimular ao máximo a participação do aluno, a fim de obter melhor aproveitamento e satisfação do aluno.