A taxa de sobrevivência da parada cardiopulmonar continua pobre,
apesar dos avanços na Ressuscitação Cardiopulmonar e no Suporte
Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS). Muitas deficiências têm
sido relatadas por pesquisadores durante a realização de cuidados de
ressuscitação. Métodos de treinamento convencionais são muitas vezes
insuficientes para treinar profissionais para oferecer alta qualidade nos
cuidados de reanimação. Por outro lado, a abordagem da
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) mostrou-se como um
melhor método de ensino para a ressuscitação cardiopulmonar e o
treinamento em suporte avançado de vida em cardiologia. O
desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e a
acessibilidade dos dispositivos móveis aumentaram as possibilidades
do processo de ensino-aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer
hora. Aplicações móveis e web permitem a produção de modelos de
ensino e aprendizagem construtivos em vários contextos educacionais,
mostrando o potencial de aprendizagem ativa em enfermagem. A tese
teve como objetivo: Desenvolver e avaliar, o Savinglife®, uma
tecnologia educacional para suporte cardiovascular básico e avançado
de vida em Enfermagem.Os resultados foram divididos em três fases: a
primeira fase consistiu na realização de uma revisão sistemática que
avaliou o uso de métodos e tecnologias de aprendizagem baseada em
problemas no ensino em ressuscitação cardiopulmonar e suporte
avançado de vida em cardiologia. A metodologia de revisão sistemática
Cochrane foi seguida para pesquisar em quatro bases de dados
eletrônicas: PubMed, LILACS, COCHRANE e Science Direct dos
estudos publicados. Entre os 164 artigos obtidos, 9 estudos foram
incluídos. As evidências disponíveis sugerem que as abordagens e
tecnologias de aprendizagem baseada em problemas é um melhor
método de ensino para o ensino de RCP e ACLS e aumentam o
conhecimento, as habilidades e as competência dos alunos. Na
segunda fase, apresentamos o desenvolvimento de uma tecnologia
educacional (Savinglife®, um aplicativo) para a aprendizagem em
ressuscitação cardiopulmonar e o treinamento em suporte avançado de
de vida cardiovascular. Savinglife® é uma produção tecnológica,
baseada no conceito de aprendizagem virtual e com a abordagem de
aprendizagem baseada em problemas. O estudo foi desenvolvido de
janeiro de 2016 a novembro de 2016, utilizando cinco fases (análise,
projeto, desenvolvimento, implementação, avaliação) do processo de
desenvolvimento de sistemas de ensino. A tecnologia apresentou 10
cenários e 12 simulações, abrangendo diferentes aspectos do suporte
básico e avançado da vida em cardiologia. O conteúdo do aplicativo
pode ser acessado de forma não linear, deixando os alunos livres para
construir seus conhecimentos com base em sua experiência anterior.
Na terceira fase, analisamos a qualidade e a usabilidade do
Savinglife®. Para validade da qualidade e conteúdo, o aplicativo foi
avaliado com a ferramenta LORI. O instrumento de avaliação baseado
na norma ISO 9241-11 foi utilizado para avaliação de usabilidade do
Savinglife®. A avaliação envolveu 15 especialistas em enfermagem e 4
programadores de computadores. Os especialistas em enfermagem
avaliaram e analisaram a qualidade e a validade do conteúdo por meio
do instrumento LORI, e os programadores avaliaram a usabilidade de
Savinglife® usando instrumento de usabilidade composto de 15 itens.
Os resultados extrapolaram a média alvo (4 - Muito Bom) na avaliação
pelos especialistas em enfermagem (4,71) e pelos programadores
(4,43). A análise das médias atribuídas a todas as nove variáveis na
ferramenta LORI e todas as quinze variáveis na ferramenta Usabilidade
tiveram pontuações elevadas (média geral de 4,71 e 4,43,
respectivamente). Dentre as variáveis que compõem o instrumento
LORI 2.0, a "Interação e Usabilidade" (4,93 ± 0,25) teve a média mais
alta. Entre as variáveis que compõem o instrumento de Usabilidade, o
"O usuário é capaz de acessar o aplicativo facilmente" (5 ± 0,00) teve a
média mais alta. A partir dos resultados, é possível confirmar que
Savinglife® tem critérios de Qualidade e Usabilidade e é adequado
para ser utilizado no ensino em Suporte Básico e Avançado de vida. O
Savinglife® pode preencher as lacunas de aprendizagem e das
habilidades na tomada de decisão dos alunos de forma segura e ética.