Esta pesquisa busca contribuir para os estudos acerca da importância da literatura infantil em diálogo com as mídias digitais no espaço escolar. Tem como objetivo analisar a configuração dos sites educativos que trazem a temática da literatura infantil, verificando como o literário se evidencia. Desse modo, procura-se entender quais aspectos podem ser considerados relevantes na seleção de sites educativos que trazem a literatura infantil. O referencial teórico levou em conta os estudos de Carvalho (2006), que orienta a análise dos sites por meio da utilização das categorias, assim como estudiosos que tratam da especificidade da literatura infantil no espaço escolar e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), sobre a ótica da importância dessa união estar presente nesse espaço, sendo: Zilberman (2003), Candido (1995), Azevedo (1999), Hunt (2010), Cunha (2009), Amarilha (2012), Santaella (2004), Rettenmaier (2009), entre outros. Para a seleção dos sites, inicialmente foi enviado um questionário para os vinte e sete (27) professores auxiliares de Tecnologia Educacional que atuam nas Salas Informatizadas das escolas da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (SC). A partir deste questionário foram divididos os sites nas categorias autores, obras e educativos, para melhor agrupá-los para análise. Dentre eles, escolheu-se um de cada categoria para analisar a partir dos critérios propostos por Carvalho (2006), que levanta as seguintes dimensões de qualidade de um site educativo: identidade, usabilidade, rapidez de acesso, níveis de interatividade, informação, atividades, edição colaborativa online, espaço de partilha e comunicação. Para a análise das especificidades dos textos literários online, criou-se a categoria linguagem verbal a partir do referencial teórico utilizado na pesquisa, buscando um diálogo entre a qualidade das websites e a estética dos textos literários online. Constatou-se que a literatura infantil online pode ser uma aliada dos educadores para incentivar a leitura dos estudantes, porém, nos sites brasileiros e gratuitos analisados nesta pesquisa, percebemos, em alguns casos, que o texto de literatura infantil online se apresenta sem a as características de interatividade com o/a leitor/a e inovação que esse meio possibilita.