A pesquisa ―As práticas de Professoras do Berçário no contexto da Proposta Pedagógica de
uma creche municipal do interior de São Paulo: a interação e a brincadeira em destaque‖
vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado, da Faculdade
de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, na
linha de pesquisa ―Processos Formativos, Infância e Juventude‖. O objetivo geral da
investigação é verificar se as práticas de interação e brincadeira desenvolvidas por duas
professoras do Berçário (0-2 anos) condizem com a Proposta Pedagógica da creche
pesquisada e se estas se enquadram no que propõem as DCNEI (BRASIL, 2009a). Os
objetivos específicos são discutir a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil (2009a), explicitar o que está conceituado sobre a Proposta
Pedagógica/currículo nos documentos oficiais e no Projeto Pedagógico da instituição
investigada e verificar se os avanços presentes na legislação, nas DCNEI (BRASIL, 1999;
2009a) e no Projeto Pedagógico (2014) da creche, quanto à função do professor de Educação
Infantil, desenvolvido por meio das interações e brincadeiras, integram as práticas das
professoras. A pesquisa parte da premissa de que, apesar das conquistas no âmbito legal e na
produção científica, as práticas continuam improvisadas e os direitos da criança não são
integralmente contemplados, desse modo, quisemos verificar se isso ocorre na instituição
investigada. Neste trabalho, as práticas pedagógicas em creche são vistas por nós como
elemento da Proposta Pedagógica/Currículo. A pesquisa é qualitativa e se enquadra nos
princípios da descrição e análise, com discussões sobre a Proposta Pedagógica/Currículo,
práticas pedagógicas, interação e brincadeira, na Educação Infantil. O universo de
investigação foi uma instituição pública que atende exclusivamente à faixa etária Creche (0 a
4), no interior do estado de São Paulo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram duas
professoras que atuam no Berçário (0 a 2 anos). Os procedimentos de recolha de dados foram:
análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação do cotidiano do Berçário,
acompanhada de registros sobre as práticas docentes. Com a análise documental, inferimos
que grande parte dos itens estabelecidos pelas DCNEI (BRASIL, 2009a) foram cumpridos na
Proposta Pedagógica da instituição. Nas entrevistas, as respostas das professoras não
evidenciaram questões referentes aos eixos interação e brincadeira, como prática a ser
promovida na creche, mas, ao ressaltarem que há uma especificidade na creche, através do
brincar, inferimos que retrataram os eixos, pois estes se inter-relacionam. Os resultados
relativos aos eixos de análise escolhidos, a interação e a brincadeira, revelaram que as práticas
planejadas intencionalmente para a ocorrência desses momentos respondem mais às
experiências vistas nas DCNEI (BRASIL, 2009a) do que àquelas especificadas no Projeto
Pedagógico da instituição, pois não consta nesse último, finalidades e objetivos referentes ao
trabalho a ser desenvolvido com as crianças. A instituição investigada apresenta uma estrutura
diferenciada e a formação das professoras, bem como, o modo como se consideram
professoras-pesquisadoras. Em razão disso, se notabilizam num contexto quase sempre tão
necessitado de práticas que integrem o cuidar e o educar, por meio de interações e
brincadeiras.