A pesquisa tem como objetivo investigar a percepção de egressos do Curso de História da FAFIG (1973 a 1979) e em que medida ocorreu a contribuição das disciplinas de História do Brasil e Prática de Ensino para a sua prática em sala de aula. Foi embasada em conceitos teórico-metodológicos da história cultural, a partir dos trabalhos seminais de Chartier (1990), Julia (2001), Certeau (2008), assim como os estudos sobre a história das disciplinas escolares desenvolvidos por Chervel (1990). Enquanto encaminhamento metodológico, propriamente dito, priorizou-se o fundamento genealógico foucaultiano, buscando explicar e determinar como se produzem os saberes de um dado período histórico, bem como, a articulação entre os saberes apreendidos por um grupo de egressos do Curso em tela e o poder institucionalizado por suas práticas pedagógicas em períodos posteriores. Destacou-se, primeiramente, o desenho institucional de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, FAFIG, e a formação de professores na década de 70, bem como a legislação educacional vigente na época que a amparou. O segundo capítulo aborda estudos sobre a história das disciplinas escolares e a composição curricular. Além dessas questões, no terceiro capítulo, buscou-se verificar a percepção de licenciados, por meio de depoimentos escritos, sobre a sua formação do Curso de História, tendo em vista as disciplinas de História do Brasil e Prática de Ensino, na sua atuação em sala de aula. A partir das análises em livros de atas, programas de ensino e dos depoimentos escritos, concluiu-se que o ensino de história e as Práticas de Ensino foram ancorados em propostas bem arrojadas. Nos depoimentos dos licenciados observa-se que não houve prejuízo no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos, isso talvez esteja representado dessa maneira por se tratar de uma cidade conservadora e que seu imaginário é ainda hoje vinculado por uma visão tradicional. A partir disso, pode permitir outro olhar sobre o ensino das disciplinas escolares, ao se refletir sobre as interações que norteiam as políticas educacionais para