Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação para a cidadania oferecida pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí, tendo como recorte os alunos beneficiários da assistência estudantil, matriculados nos cursos: Técnico em Agricultura e Zootecnia, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Zootecnia. A seleção dos cursos foi feita devido à tradição do Campus na área das Ciências Agrárias. A amostra teve como parâmetro os alunos em estágio mais avançado em seus respectivos cursos, a partir do quinto período nos cursos superiores e do terceiro ano no curso técnico. Optou-se pelos bolsistas do Programa de Assistência Estudantil pelo fato de a assistência ao estudante representar uma forma de inclusão social e na educação, permitindo o acesso e a permanência de alunos de baixa renda em cursos de nível médio e superior. Acredita-se que a educação é um importante mecanismo tanto para formação de cidadãos, quanto para superação de desigualdades sociais e que, por isso, favorece a autonomia dos sujeitos. A criação dos Institutos Federais trouxe em sua gênese o objetivo de formar profissionais tecnicamente bem qualificados para atuarem no mercado, mas contempla, também, em sua concepção, a oferta de formação humana voltada para o exercício mais pleno da cidadania. A missão do próprio IFMG traduz essa premissa quando afirma que educar e qualificar cidadãos críticos e criativos é sua meta maior. Tendo como referência esse pressuposto na organização dos Institutos Federais, investigou-se o Campus Bambuí, tomado como um estudo de caso, com o intuito de compreender se esse pressuposto da missão institucional vem sendo contemplado nos currículos, no desenvolvimento das disciplinas e na organização das atividades acadêmico-institucionais. Para tal trabalhou-se metodologicamente com a integração entre pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo sido utilizadas entrevistas e pesquisa documental, articuladas à aplicação de questionário híbrido, composto de perguntas fechadas e abertas. No geral, os resultados da pesquisa apontam para uma grande lacuna no campo da educação de caráter humano no Instituto de Bambuí, fato que denota uma tradição enraizada de escola mais comprometida com o ensino técnico e prático. Acredita-se que os dados produzidos pela pesquisa possam servir de parâmetro para que seja reavaliada a organização dos conteúdos e dos instrumentos didático-pedagógicos, com vistas a transformar o Instituto em espaço institucional potencializado para a formação cidadã, comprometido com discussões e proposições voltadas, de fato, para o desenvolvimento local e regional.