Referência: RIBEIRO, Olzeni Costa. (Criatividade na expertise: implicações para
processos de aprendizagem de alto nível). 2016. 389 folhas. Tese (Doutorado em Educação)
– Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, 2016.
Esta tese, fundamentada na abordagem qualitativa, sustenta-se no diálogo entre três
perspectivas: epistemologia (complexidade e construcionismo); teoria (interpretativismo);
metodologia (fenomenologia-hermenêutica). Tais perspectivas orientaram não somente a
filosofia e a lógica do percurso metodológico, mas delimitaram critérios e procedimentos
adotados no desenvolvimento do método. Duas dimensões da pesquisa foram integradas,
caracterizando-a como multigênero, na modalidade teórico-empírica, característica que
agregou o caráter reflexivo e prático na pesquisa de campo. O método foi inspirado no
conceito de Círculo Hermenêutico, criando uma dinâmica recursiva e integrativa, cuja
estrutura se desenvolveu em três círculos concêntricos: o da Geração de Dados, o da
Interpretação e o da Nova Compreensão. O círculo se inicia na Dimensão Teórica da
pesquisa e evolui nos moldes de um processo de metacognição. Fundamentado nos princípios
da bricolagem e da teoria fundamentada nos dados da pesquisa, este processo resultou na
geração dos indicadores teóricos da criatividade e nos indicadores teóricos da expertise. O
círculo segue com a Dimensão Empírica, inspirada nos princípios da atitude fenomenológica,
por meio da qual se alcançou um aprofundamento significativo na compreensão do objeto de
estudo. Para tal, adotou-se a história de vida de dez experts que se destacam em diferentes
domínios, como técnica de geração de dados. O estado de epoché, integrado à escuta sensível,
contribuiu para o desvelamento de todo o processo analítico-interpretativo. Este, por sua vez,
foi desenvolvido em dois grandes blocos: a caracterização dos participantes (Análise do Perfil
Biográfico), e a caracterização do fenômeno investigado, (Análise das Narrativas). Da
Dimensão Empírica resultaram os indicadores indígenas da criatividade na expertise. Com o
capítulo da Nova Compreensão, completa-se, mas não se encerra o Círculo Hermenêutico.
Considera-se, como é próprio em pesquisas fenomenológicas, este estudo como inacabado.
Na Nova Compreensão reuniram-se, portanto, todos os insights teóricos que emergiram da
relação entre as duas dimensões, em um capítulo que, convencionalmente, seria o capítulo
para “conclusões”. Como núcleo destes insights, e, cumprindo o propósito de responder qual
é o papel da criatividade na expertise (problema, fenômeno e objeto de pesquisa), esta tese
trouxe ao campo da expertise e da criatividade, a figura do Expert-inovador, a criação do
Espaço Relacional da Expertise (E-Re) e a criação do Espaço Potencial da Criatividade (EPo).
Da articulação do Expert-inovador, que dialoga, nestes espaços, com o seu objeto de
expertise, o campo e o domínio, materializam-se os benefícios recíprocos da interação da
criatividade com a expertise e atinge-se o objetivo duplo do estudo, que consistiu em explorar
e desvelar o papel da criatividade na expertise. Como possibilidade de contribuição, pretendese
levar para os espaços de trans-formação (educacional, acadêmica e profissional), a ação
catalisadora dos indicadores empíricos da criatividade na expertise, como responsável por
projetar o Espaço Relacional e possibilitar o acesso ao Espaço Potencial.