Este estudo teve como objetivo investigar e analisar potencialidades e fragilidades de um processo coletivo e reflexivo de professores envolvidos na produção e desenvolvimento curricular. Objetivou, ainda, analisar e compreender que mudanças esse processo produziu no trabalho educativo e no desenvolvimento profissional de professores nele inseridos. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual de nível médio de Ijuí e envolveu: nove professores que atuavam junto a duas turmas de terceira série do Ensino Médio; diretora e coordenadora pedagógica dessa escola e duas professoras da 36ª CRE, que, na época de realização deste, atuavam no setor pedagógico da referida Coordenadoria, sendo responsáveis pelas orientações sobre a Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico (PPEMP). Além desses, esteve implicado neste estudo um grupo de sujeitos constituído por duas das nove professoras da escola, uma professora universitária e duas licenciandas de um curso de Ciências Biológicas e duas mestrandas, sendo uma da área da química e outra da área da biologia do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências de uma universidade comunitária, situada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Esse grupo realizou encontros semanais, cujo espaço e tempo foram destinados a estudos e à produção de uma proposta curricular denominada Situação de Estudo. Posteriormente essa proposta foi desenvolvida em duas turmas de 3ª série do Ensino Médio Politécnico (EMP) nas disciplinas de química e de física, de forma articulada ao Seminário Integrado. Esses encontros foram gravados e transcritos, e esse material constituiu-se em fonte de dados para esta pesquisa. Além disso, realizei entrevista semiestruturada com os professores da 3ª série da escola envolvida nesse processo, diretora e coordenadora da referida escola e professores da 36ª CRE. A pesquisa é de natureza qualitativa e se insere na modalidade Estudo de Caso (YIN, 2001; ANDRÉ, 2013). Os dados foram produzidos a partir das transcrições das entrevistas e dos encontros de estudo do grupo. A organização dos dados foi realizada considerando os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Para a análise e interpretação dos dados busquei apoio teórico em autores como Leontiev (1978), Lukács (1978), Fazenda (2002), Santomé (1998), Japiassu (1976), Saviani (1989, 2003, 2007), Duarte (1998), Duarte (2012), Góes e Cruz (2006), Tardif e Raymond (2000), Nóvoa (1995), Maldaner (2000) e Maldaner e Zanon (2004). Resultados apontam para a necessidade de transformação de concepções de professores e gestores sobre conceitos norteadores da PPEMP. A inserção de professores em processos de construção e desenvolvimento de propostas de ensino favorece o desenvolvimento da autonomia docente para propor mudanças curriculares e oferece melhores oportunidades para ampliar e aprofundar conhecimentos necessários ao desenvolvimento do trabalho educativo com qualidade.