Esta pesquisa tem como principal objetivo iniciar uma investigação sobre os processos construtivos empregados pelo compositor romântico brasileiro Leopoldo Miguéz (1850-1902) em sua música, focalizando uma obra específica, o primeiro movimento de sua Sonata para violino e piano op.14 em Lá maior. Com tal propósito, são analisadas as estruturas formal-harmônica e temática da peça, com o emprego, respectivamente das metodologias da análise em camadas estruturais (ALMADA, 2010) e da análise derivativa (MAYR & ALMADA, 2014), ambas fundamentadas em alguns importantes princípios teóricos elaborados pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg (1874-1951), entre os quais, monotonalidade, regiões tonais, variação progressiva e Grundgestalt. A interação dos resultados de ambas as análises contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre o modus operandi de Miguéz, que apresenta, ao menos na peça examinada, traços de procedimentos composicionais da tradição austro-germânica. Isto é constatado, por exemplo, na escolha da estrutura de forma-sonata para o movimento, no emprego de configurações tonais associadas a fronteiras formais importantes e, especialmente, na estruturação dos temas do movimento, que evidenciam uma criação notavelmente econômica e orgânica. A questão do germanismo na música de Miguéz é também examinada neste estudo a partir de uma perspectiva contextual, considerando as relações do compositor com o regime da Primeira República, com o qual teve estreita afinidade. Entre os ideais republicanos, profundamente moldados pelo pensamento positivista, estava a chamada “música do futuro”, associada especialmente a Richard Wagner (1832-1883) e Franz Liszt (1811-1886), que se mostram como reconhecidos polos referenciais para Miguéz. Os resultados obtidos na análise derivativa sugerem uma possível terceira via de influência, a partir de compositores germânicos de práticas organicistas, como por exemplo, Johannes Brahms (1833-1893), o que abre caminho para estudos futuros. Novos desdobramentos da pesquisa poderão envolver análises de outras obras do compositor (camerísticas e/ou orquestrais), visando confirmar os procedimentos aqui constatados.