A elaboração de estratégias educativas é importante para desenvolver a autonomia da comunidade perante a condição da saúde individual e coletiva. Neste sentido, o presente estudo objetivou desenvolver uma cartilha educativa sobre a prevenção da síndrome metabólica em adolescentes, e sua validação, que ocorreu por meio de uma pesquisa descritiva e de desenvolvimento metodológico. A pesquisa foi destinada à construção e validação de uma tecnologia educativa, cartilha, cujo título foi “Coração valente é coração de adolescente” integrada a um projeto maior, intitulado como “Prevalência de Síndrome Metabólica e fatores de risco para doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes de Picos-PI”, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer do CEP 352. 372. Tratando-se da análise foi necessário fixar três ciclos Delphi, sendo o primeiro utilizado para construir a cartilha, o segundo e o terceiro para atingir o nível de consenso entre os avaliadores. A participação foi focada na avaliação do conteúdo, da linguagem e aparência contida na cartilha junto aos demais juízes, contando 12 Juízes técnicos de conteúdo, 03 Juízes de Design, Propaganda e Marketing e 10 consultores formados pelo público-alvo, perfazendo um total de 25 avaliadores. Este estudo adotou a técnica Delphi para construir e validar o material educativo e utilizou questionários avaliativos no formato Likert, além de estipular o Índice de Validação do Conteúdo – IVC para analisar a validação, o Suitability Assessment of Materials (SAM) e um questionário aplicado ao público - alvo. O primeiro ciclo Delphi objetivou a seleção do conteúdo para construir a cartilha sob a ótica dos Juízes, neste momento houve validação do conteúdo (92%), mas, não da linguagem (33%) e nem das ilustrações (08%), porém, com este achado foi possível selecionar com êxito os itens almejados. No segundo ciclo Delphi foi construído a primeira versão da cartilha com o auxílio de um profissional de Design Gráfico, neste momento, atingiu o consenso desejado entre os Juízes técnicos de conteúdo e dos consultores formados pelo público – alvo, obtendo assim, a validação do conteúdo, da linguagem e das ilustrações (100%). No terceiro ciclo Delphi atingiu o consenso (100%) dos Juízes de Design, Propaganda e Marketing, simultaneamente, foi alcançado à versão final da cartilha.