A Tese de Doutoramento, aqui apresentada, procede à análise do fenômeno de colocação dos pronomes clíticos, a fim de promover o cotejo entre aquilo que se entende por norma padrão – contemplada no âmbito do prescrito/predicado – e por norma culta – observada na realidade praticada da língua.
Assim dito, a fim de realizar o confronto de normas, o estudo, ao municiar-se de princípios historiográficos, examina, a propósito do prescrito, compêndios gramaticais do Português dos séculos XIX e XX – no que respeita, especificamente, ao período temporal compreendido entre 1870 e 1929 –, adotados no programa curricular do Colégio Pedro II, instituição localizada na cidade do Rio de Janeiro, constituindo-se como referência de ensino para os estados da Federação Brasileira.
No que tange à instância do praticado, a análise, à luz do arcabouço teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, promove um tratamento quantitativo e qualitativo de dados referentes à ordem pronominal em contextos de lexias verbais simples – ilustradas pelos exemplos (i) Aqui se pesquisa; (ii) Pesquisar-se-á; (iii) Pesquisa-se – e em domínios de lexias verbais complexas – tais como: (iv) Agora se pode pesquisar; (v) Pode(-)se pesquisar; (vi) Pode pesquisar-se.
Convém pontuar que os dados de ordenação, todos tratados segundo o pacote de Programas Goldvarb X – o qual fornece, dentre outras informações, os índices absolutos, percentuais e relativos de cada fator controlado, sinalizando, ainda, os grupos de fatores relevantes para o condicionamento das variantes, quando se realiza a análise multivariada –, advêm de corpus criteriosamente constituído de artigos acadêmicos produzidos por historiadores do IHGB no decurso, igualmente, dos anos de 1870 a 1929, por se tratar de textos de escrita modelar.
Saliente-se que o presente trabalho, ao desenvolver um estudo de normas do Português, concorre por demonstrar, dentre outras evidências, que o fenômeno de colocação pronominal, no âmbito do praticado, se constitui, a depender do contexto morfossintático, como um evento variável apesar de haver, em grande parte dos casos, atendimento à norma predicada nos compêndios gramaticais examinados, que exibem, em determinados contextos, certa flexibilidade quanto a seus postulados em domínios, por exemplo, de lexias verbais complexas.