Na tessitura poética de Caso do vestido, de Carlos Drummond de Andrade e o romance O Vestido, de Carlos Herculano Lopes, uma dona de longe, Bárbara, foi contratada por Fausto, um personagem ambicioso e de má índole, para desestabilizar e desconstruir a relação familiar da mãe, Angela, com o vosso pai, Ulisses. O jogo amoroso acende o fogo da paixão de uns e apaga a luz que brilha nos olhos dos verdadeiros amantes. A partir deste enredo, comum a ambas as obras, buscamos analisar como o texto de chegada recriou o texto de partida, ou seja, como o hipertexto O vestido se espelhou no hipotexto Caso do vestido. Tendo como suportes a teoria da transtextualidade, de Gérard Genette, a citação, abordada por Compagnon, o dialogismo, de Bakthin, e a intertextualidade, sob a ótica de Kristeva, percorremos trajetórias especulativas e reflexivas que nos conduzissem ao entendimento do possível e evidente diálogo entre o poema e o romance em questão. Também procuramos mostrar algumas faces do amor, principalmente do amor cristão e do amor paixão, buscando na mitologia grega argumentos que conduzissem nossas reflexões. O mesmo procuramos fazer ao estabelecer os vínculos percebidos entre os nomes próprios dos personagens do romance com os nomes, o caráter, bem como o comportamento e a história de personagens míticos. Para tanto, contamos com os estudos realizados pela professora Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, Ana Maria Machado e Affonso Romano de Sant’Anna, Denis de Rougemont, dentre vários outros.