Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos - Centro
Lexterm – e está inserida na linha de pesquisa Léxico e Terminologia do Programa de PósGraduação
em Linguística - PPGL - do Departamento de Linguística, Português e Línguas
Clássicas - LIP- da Universidade de Brasília - UnB. A pesquisa é de natureza qualitativa e
o método descritivo foi adotado para que os fatos de língua sejam coletados, observados,
registrados e analisados. O objeto de estudo é a categoria verbo da língua portuguesa com o
objetivo de elaborar uma proposta de dicionário de aprendizagem de verbos do Português
do Brasil como segunda língua. As razões para a escolha deste objeto de estudo respaldamse
na natureza do verbo, que ocupa lugar privilegiado nos enunciados, pois contém
informações que dão movimento ao discurso, que engloba estados e eventos dentro do
universo conceitual humano e, desse modo, seleciona e restringe os argumentos que o
acompanham nos enunciados, por isso deve ser lexicografado dentro de base teórica e
critérios linguísticos e extralinguísticos. Assim, esta pesquisa apresenta noções acerca da
aprendizagem de língua, na perspectiva de segunda língua –L2, da natureza do léxico, dos
atributos do verbo e dos princípios teóricos da lexicografia para aprendizagem de línguas. A
pesquisa sustenta-se na base epistemológica da Gramática Discursivo-Funcional - GDF de
Hengeveld e Mackenzie (2008, 2010), nos estudos teóricos de Chafe (1979), na teoria de
valência Borba (1996 e 2003) e da Lexicologia e da Lexicografia, de Rey-Devobe (1971,
1984), Haensch (1982, 1997), Faulstich (1990, 1993, 1998 e 2010) e Lara (1997). A GDF
inclui a interação verbal na análise de língua, além das expressões linguísticas, e inclui o
componente conceitual, componente contextual, componente de saída na interação verbal,
que se interligam ao componente gramatical por meio de operações de formulação e de
codificação, seguindo uma organização hierárquica, a top down. Os estudos de Chafe (1979)
e Borba (1996) apresentam o sistema sintático-semântico que descreve características dos
verbos como de estado, de ação, de processo e de estado-processo, além das informações
morfossitáticas como número, pessoa, tempo e modo. A análise dos significados dos verbos
é apresentada segundo aspectos sintático-semânticos em enunciados relacionados a 17
contextos situacionais, a saber: alimentação, atividades comerciais, atividades
domésticas, clima e tempo, crime e violência, educação, esporte, lazer, moradia, profissão e
trabalho, relações sociais, trânsito e transporte, vestimentas e indumentárias e viagem e
hospedagem. O resultado deste estudo é a apresentação da proposta Dicionário de
aprendizagem de verbos do português do Brasil como segunda língua – Dicverb/PL2 -, para
aprendizes da língua portuguesa, em fase inicial de aprendizagem. O Dicveb/PL2 visa a
oferecer meios que auxiliem a aprendizagem dos verbos de modo eficiente, dentro de
contextos linguístico, situacionais e culturais existentes na língua portuguesa falada no
Brasil.