O ensino da arte nas escolas, ao aproximar os estudantes da herança cultural e artística da humanidade, contribui com o desenvolvimento da formação integral do gênero humano, uma vez que colabora com o desenvolvimento de uma consciência exigente e ativa em relação a sua realidade social. Historicamente, este ensino no espaço escolar mantém-se distante desta compreensão. Neste sentido, na perspectiva, de que cada governo ao estabelecer suas políticas públicas almeja um determinado fim na formação de quem destas usufrui, insere-se a problemática desta pesquisa que procura compreender especificamente sob quais perspectivas de Educação e Arte foram formuladas as políticas públicas para o ensino da arte no Estado do Paraná no período de 2003 a 2010 no que tange as suas elaborações e efetivações, isto é, procura esclarecer até que ponto foram elaboradas no comprometimento da formação humana ou se reforçam a visão neoliberal de sociedade. Buscou-se, neste trabalho, como objetivo geral discutir as políticas públicas para o ensino da arte no período de 2003 a 2010 no Estado do Paraná. Como objetivos específicos, procurou-se compreender as relações entre Educação, Arte e Sociedade no contexto da sociedade capitalista; discutir a arte na educação na busca pela formação humana evidenciando a perspectiva estética e expressiva do ensino da arte e os desafios da educação estética no contexto da sociedade capitalista; e, finalmente, apresentar as políticas públicas para o ensino da arte no Brasil e no Estado do Paraná, no período proposto, verificando as concepções de educação e arte presentes nos documentos oficiais. Compreendendo o objeto de pesquisa como síntese de múltiplas determinações do modo de produção dominante capitalista, o desvelamento da totalidade do objeto de pesquisa se efetivou através da pesquisa bibliográfica nos referenciais teórico da educação e arte e da análise de documentos que expressam e revelam as políticas públicas praticadas, na época em questão, pelo governo federal e pelo governo do Estado do Paraná. Ao término desta pesquisa, evidencia-se que as políticas públicas para o ensino da arte no Paraná, retratadas nos documentos Diretrizes Curriculares Estaduais – Arte e Livro Didático público - Arte, desenvolvidas no período pesquisado foram muito significativas, uma vez que por meio das discussões que permearam suas elaborações promoveu-se a reflexão da arte como colaborativa na formação integral do gênero humano e consequentemente a valorização deste ensino nas escolas. Nesta ocasião, também, houve a valorização da capacidade intelectual dos professores como participantes ativos na construção teórica destes documentos. Contudo, a falta de docentes formados na área de arte, a indicação de uma única metodologia para este ensino às diferentes áreas artísticas, a exigência da polivalência do professor, somado, as difíceis condições de trabalho destes profissionais em sala e aula, conduzem o ensino da arte nas escolas a uma prática superficial em que desaparece o caráter emancipador da arte, cedendo lugar, consequentemente, a uma formação fragmentada em que sobressai o processo da razão instrumental.