Esta Tese de Doutorado propõe-se a discutir o atual modelo de planejamento em transportes imposto às grandes cidades brasileiras, baseado ainda no Algoritmo de Custo Mínimo de Busacker e Gowen onde há origens e destinos bem definidos,quando a necessidade atual no Brasil e no Mundo, devido as contemporâneas relações de trabalho e facilidades em comunicação é um modelo dinâmico baseado na Teoria das Formigas, quando há múltiplas origens e destinos, com interações escolhidas a partir das necessidades dos usuários, como evitar congestionamentos e destinos diferentes ao longo do dia. Após a discussão, chegam-se aos motivos que levaram a atual degradação dos transportes e mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, onde os impactos negativos dos congestionamentos são sentidos pela população diariamente. Uma pesquisa in loco é realizada para buscar na experiência internacional, novas configurações e soluções inovadoras para a mobilidade urbana como elementos fundamentais na montagem de uma nova Política de Transportes. As cidades de Paris, Londres, Frankfurt, Amsterdã, Bruxelas, Haia, Colônia, Windsor, Brugge e Volendam & Marken foram visitadas e estudadas devido a eficiência e pioneirismo na operação e planejamento urbano de seus modos de transporte, sobrepujando as suas limitações físicas, geográficas e financeiras. Finalmente, com o estudo exaustivo das novas configurações e soluções em mobilidade urbana, além da análise da evolução das políticas de Transporte Brasileiras, principalmente as com influencia direta na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e o diagnóstico da atual situação em transportes e mobilidade urbana desta região, é elaborado um estudo de caso, onde uma nova política de transportes, voltada para o planejamento integrado dos modos de transporte coletivos, com um funcionamento em rede e sem a restrição quanto ao uso dos automóveis é aplicada, com a apresentação de projetos e soluções para a
mobilidade urbana da RMRJ.